LI Atividade Colaborativa Aula Tema03 OK

662 palavras 3 páginas
 Atividade Colaborativa
Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil
Como vimos na atividade colaborativa da Aula-tema 02, a organização dos espaços físicos é importante para envolver as crianças num clima agradável e convidativo à escuta de histórias infantis.
É importante ainda considerarmos que o professor deve ser um modelo de leitor para as crianças, contando ou lendo histórias diariamente durante a rotina escolar. Da mesma forma, é imprescindível que o professor primeiramente realize uma seleção de livros adequados ao interesse das crianças, despertando sua curiosidade para diversos assuntos, promovendo a interação com os livros, entre outros objetivos.
Outro aspecto a ser considerado ainda é a adequação das histórias às diferentes faixas etárias das crianças. É com foco na orientação para práticas pedagógicas significativas, pautadas no entendimento das categorias de leitor como critério para uma boa seleção de literaturas adequadas às crianças, que se desenvolverá a atividade colaborativa proposta.
O grupo elaborará com a participação de todos um Quadro Síntese com todas as características das três primeiras categorias de leitor e a indicação de cinco livros adequados a cada categoria apresentada pela autora Nelly Novaes Coelho em nosso livro-texto. Veja que a indicação é somente para as três categorias iniciais, pela adequação da faixa etária das crianças que correspondem à Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento dessa atividade, vá ao fórum de discussão para trocar ideias importantes com seus colegas, para que todos os aspectos sejam contemplados.

© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Para iniciarmos a Atividade Colaborativa, siga os passos descritos abaixo.
Passo 1: No fórum de discussão, compartilhe com seus colegas, após o estudo do livro-texto, as características das diferentes categorias de

Relacionados