lfg criminologia paulo sumariva 2

11330 palavras 46 páginas
DIFERENTES ABORDAGENS DO CONCEITO DE CRIME
Para começar nosso estudo iremos abordar a diferença da criminologia dentro dos demais ramos do direito, suas diferentes análises.
Vamos começar analisando o que é crime para o DIREITO PENAL - Para o direito penal o crime ele tem uma análise legal/normativa.
Para o direito penal o conceito de crime tem limite, tem uma limitação. Portanto é toda conduta prevista na lei penal e definida assim pelo legislador, ou seja, só é crime para o direito penal aquilo que a lei narra como tal, quando a lei narra uma conduta e impõe uma sanção. Essa é a visão de crime para o direito: fato típico + ilícito + culpável = princípio da legalidade. Se a conduta esta atrapalhando o convívio social, mas não esta prevista em lei, não é crime!
Segurança pública – Faz uma análise fática, é onde se entra o trabalho da policia. Para a segurança pública, a ideia de crime é toda a perturbação da ordem pública e da paz social. Perturbação essa que vai exigir a aplicação de alguma coerção, ou seja, vai exigir que o Estado entre em campo, comece a analisar e sentir a necessidade de recuperar o terreno para manter a paz social e a ordem pública. Por isso que muitas vezes a policia atua em situações que não são criminosas para o direito penal, mas são situações que a paz social está sendo colocada em risco então é necessária à atuação da policia. Por isso que muitas vezes você vai passar de frente de um estabelecimento e vai ver várias viaturas paradas ali, e pode indagar: não está acontecendo nenhum crime e porque tem um monte de viatura ali parada? Não é porque tem crime ou não, a segurança pública faz uma analise diferenciada do que é crime, ou seja, para ela atuar analisam-se os fatos e aonde existe a possibilidade da paz social e a ordem pública ser colocada em risco à segurança pública tem que entrar em campo. Então, por isso que você vê viaturas da policia onde não está ocorrendo em tese crime nenhum, pois o crime que nós enxergamos é o do direito

Relacionados