Lewis- modelo de desenvolvimento com oferta ilimitada de mão-de-obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lewis - modelo de desenvolvimento com oferta ilimitada de mão-de-obra
Economista britânico, nascido em Santa Lucía nas Antilhas, obteve o Prêmio Nobel de Economia em 1979, por sua pesquisapioneira sobre o desenvolvimento econômico com atenção especial aos problemas dos países em desenvolvimento.
Lewis analisou os países em desenvolvimento, tendo ressaltado sua dualidade. Segundo ele, hánesses países dois setores econômicos claramente diferenciados, o rural e o urbano. No setor urbano, a produtividade do trabalho é muito maior do que no campo, onde há uma oferta de trabalho infinitamenteelástica procedente das zonas rurais.
O suposto básico do modelo de Lewis é que o setor rural tem excesso de população e a produtividade do trabalho é muito baixa. A produtividade marginal dotrabalho rural é praticamente nula, o que significa que a emigração de trabalhadores do campo para a cidade não provoca diminuição do produto agrícola.
O modelo de Lewis é um modelo de mudança estruturalque explica como o trabalho transfere-se em uma economia dual, este modelo argumenta que o crescimento econômico requer mudanças estruturais na economia por onde o excesso de trabalho no sectoragrícola tradicional com baixo ou zero produto marginal, migre ao sector industrial moderno onde o produto marginal elevado crescente.
Esta transferencia do excesso de trabalho das areas rurais para asurbanas não tem nehum efeito na produtividade agricola visto que o produto marginal dos trabalhadores rurais é = 0.
Os lucros de empresa são reinvestidos. Crescimento significa trabalhos para excesso dotrabalho rural. Trabalhadores adicionais em áreas urbanas aumentam produção conseqüentemente as rendas e lucros. Rendas extras aumentam demanda para produtos domésticos enquanto os lucros aumentadosfinanciam um maior investimento. Conseqüentemente migração rural - urbana oferece um crescimento auto - gerado.
A habilidade do setor moderno para absorver excesso de trabalho depende da velocidade...
tracking img