Levy e mark

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise












Disciplina: Sociologia






Professor e Orientador: Marcelo Gomes































Integrantes:


Guilherme Alexandre
Michel Thomas
Marcos Nakahama
Roberto M. Figueiredo
Vitor Idalgo









Texto deRoberto Da Matta


Desde pequenos aprendemos que os “jeitinhos” são errados, pois são uma desobediência das leis. “jeitinhos” é forma que os brasileiros adotarão para praticar o errado para tirar aproveito do que é correto, o brasileiro utiliza-se do “jeitinho” para driblar as dificuldades, ou simplesmente para fazer conforme sua própria vontade mesmo sabendo a consequência dos seus atos.A expressão “jeitinhos” é uma forma utilizada pelo brasileiro para um modo de agir informal e aceito, como metodo de improvisação, flexibilidade, criatividade, intuição, etc. diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas, não baseado em regras procedimentos ou técnicas estipuladas previamente. "Dar um jeito" ou "Dar um jeitinho" significa encontrar alguma solução não ideal ouprevisível. Por exemplo, para acomodar uma pessoa a mais inesperada em uma refeição, "dá-se um jeitinho"
Podemos tambem analisar outros formas de da um jeitinho diferente da forma que foi utilizado no texto de Da Matta quando o joven tirar aproveita situação quando informa que é filho do Ministro, o brasileiro tenta dar um jeito; deixar pagamentos para ultimo hora e dar um jeitinho para nãopagar multa por atraso, pedi para o vendedor discontos e brindes, pagamentos de propinas para guarda de transito etc.
Diferente do jeitinho brasileiro usa para quebrar regras e leis nos Estados Unidos,França e Inglaterra a leis e regras são obedecidas e de forma sempre rigorasas são aplicadas sem demais por isso que são paises de primeiro mundo o cidadão sabem respeitalas não só por suaspenalidades rigorasas mais sim para desenvolvimento de todos os cidadãos.
Já a malandragem é utilizada de uma forma para tirar aproveita de algo que é certo independente do que vai ser burlado ou quem vai ser prejudicado para tirar aproveito do ato ou situação e suas consequências,podemos dizer que o jeitinho e a malandragem estão junto a diferencia é que o jeitinho você utiliza com rótulos euma forma de corromper o próximo ou um prestador de serviço já malandragem você utiliza de algo ilegal para tirar aproveito independente da consequência.
Como a venda do bilhete de loteria pelo quarto do valor e o comprador será assaltado em seguida dessa forma consegue tirar aproveita da mesma situação diversas vezes.
Malandrem e uma forma de utilizar de artimanhas para obtervantagens de determinadas situações muitas vezes de forma ilícitas.
No Brasil pessoas de auto nível na sociedade, pessoas graduadas têm mais regalias do que os demais. Na maioria das vezes mesmo quando pratica o errado, a própria lei ajuda ou favorece para determinada ocorrência, parece que quanto mais condições, quanto mais instruções os brasileiros ficam em outros patamares, lugares melhoresou mais privilegiados do que os demais da sociedade.


Análise entre EAD e Texto:


Analisando o capitulo 7 de Roberto Da Matta (O modo de navegação social:malandragem e o jeitinho) e fazendo uma reflexão sobre a problemática que estamos apresentando em EAD no ensino superior podemos ver que tudo no Brasil se dá um jeito principalmente pelas pessoas que tem o rotulo de seralguém superior e denominado pela sociedade e que nossas leis só são respeitadas como uma obrigação e não em pró de algo melhor em nossa constituição e para a educação e desenvolvimento do cidadão brasileiro não leva as leis tão a serio como o americano o europeu citado por Da Matta.
O que quero colocar em questão referente a problemática do EAD é que precisamos de leis diferentes a leis...
tracking img