Levy semionovitch vygostsky

9303 palavras 38 páginas
Lev Semionovitch Vygotsky nasceu em 17 de Novembro de 1896 na Bielo Rússia e faleceu aos 37 anos em 11 de Junho de 1934, Moscou. Foi um psicólogo descoberto nos meios acadêmicos ocidentais depois da sua morte, causada por tuberculose, isto aconteceu principalmente devido a guerra fria, onde a produção soviética era barrada no Ocidente e vive-versa. Pensador importante foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais (e condições de vida).

De forma coerente com a perspectiva teórica em que se situa o que chamamos de teoria sócio-interacionista, Vygotsky acredita que o desenvolvimento humano e a educação são dois fenômenos inseparáveis. Para esse autor, o que faz de um indivíduo da espécie Homo um ser humano é a incorporação dos componentes da cultura do meio social em que está inserido. A incorporação é, no caso, sinônimo de constituição de si mesmo, a partir dos componentes da cultura. Isto só ocorre, segundo ele, pela progressiva participação da criança (o homem) na trama da complexa rede de relações sociais em que, desde o nascimento, está sendo envolvida. É como integrante dessa rede, matéria de que é feito o tecido social da sociedade, que a criança (o homem) incorpora, através do outro, as significações culturais as quais o tornam um ser humano à semelhança dos outros homens. É possível afirmar então que se o desenvolvimento é para Vygotsky a (trans)formação de um ser biológico em ser cultural, ele é um processo educativo e Vygotsky, nesse caso, pode ser visto como um grande educador.

Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo. O nível de desenvolvimento real é referente as conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina, indica os processos mentais da criança que já se estabeleceram e representa as já amadurecidas enquanto o nível de desenvolvimento potencial se refere aquilo que a criança é

Relacionados

  • Da educação precoce à educação infantil : fatores que dificultam a inclusão de crianças com paralisia cerebral
    25282 palavras | 102 páginas