Leviatã - incompleto

Páginas: 60 (14990 palavras) Publicado: 31 de março de 2011
Falta: 9, 10, 12, 19, 20, 22,23,24,25, 26,27,28

Leviatã
Thomas Hobbes

Primeira parte
A RESPEITO DO HOMEM

I - Da sensação

- Referente ao pensamento dos homens, considerá-los-ei primeiro isoladamente e depois em cadeias ou dependentes uns dos outros. Isoladamente, cada um deles é uma representação ou aparência de alguma qualidade ou outro acidente de um corpo exterior, o quenormalmente se designa um objeto. Esse objeto atua nos olhos, nos ouvidos e em outras partes do corpo do homem. Pela forma variada como atua, produz aparência diversa. (P. 19).

O que se observa, portanto, é uma dependência do pensamento em relação às coisas existentes. Ou seja, a existência dessas é anterior à daquele. Nesse sentido, a função do pensamento é representar tudo o que já está dado narealidade concreta.

- todas elas se originam naquilo que denominamos sensação, já que não há nenhuma concepção do espírito do homem que não tenha tido origem, total ou parcial, nos órgãos do sentido. Dessa origem deriva o restante. (P. 19).

A fonte das representações, ou seja, o pensamento são as próprias sensações, as quais estão na origem de tudo.

- o motivo da sensação é o corpo exterior,ou objeto, que pressiona o órgão próprio de cada sentido, de forma imediata como no paladar e tato, ou de forma mediata, como na visão, na audição e no olfato [...] A pressão, pela mediação dos nervos e de outras cordas membranas do corpo, prolongada em direção ao cérebro e coração, causa ali uma resistência, ou contrapressão, ou esforço do coração para se transmitir; [...] Esta aparência ouilusão é que os homens chamam de sensação; Consiste, no que se refere à visão, numa luz ou cor figurada; em relação aos ouvidos, num som; em relação ao olfato, num cheiro, em relação a língua e paladar, num sabor; e em relação ao resto do corpo, em frio, calor, dureza, maciez e outras sensações tanto quantas discernimos pelo sentir. (P. 19-20).

A sensação é, portanto, a forma pela qual osobjetos do exterior afetam os sentidos do corpo de tal modo a provocar um movimento interno, desenvolvendo, assim, um processo de reação que faz com que no corpo haja a representação desse objeto.

- Embora, a certa distância, o objeto real pareça confundido com a aparência que produz em nós, mesmo assim o objeto é uma coisa e a imagem ou ilusão uma outra. De tal sorte que em todos os casos asensação nada mais é do que ilusão originária, causada pela pressão, isto é, pelo movimento das coisas exteriores aos nossos olhos, ouvidos e outros órgãos a isso determinados. (P. 20).

A representação é algo distinto da coisa representada. Nesse sentido é que a sensação (enquanto representação) passa a ser concebida como ilusão, na medida em que favorece a percepção de um objeto a partir devárias formas, quando, na verdade, ele é uno.

II - Da imaginação

Memória – Sonhos- Aparições ou visões – Entendimento
- Homem nenhum duvida da veracidade da afirmação que segue: quando algo está imóvel, permanecerá imóvel para sempre, a menos que alguma coisa a agite. E não é fácil aceitar esta outra, de que quando uma coisa está em movimento, permanecerá constantemente em movimento a menosque algo a pare, muito embora a razão seja a mesma, isto é, nada pode mudar por si só. (P. 21).

Nesse sentido, percebe-se que as coisas carecem de autônima para ser por si próprias aquilo que são. Mas, só são o que são a partir da ação de outra coisa que lhe é exterior. O movimento de uma coisa é sempre dependente do de outra.

- Um corpo em movimento move-se eternamente (a menosque algo o impeça), e seja o que for que o faça, não o pode extinguir totalmente num só instante, mas apenas com o tempo e gradualmente, como vemos acontecer com a água, pois, embora o vento deixe de soprar, as ondas ainda rolam durante muito tempo. O mesmo acontece naquele movimento que se observa nas partes internas do homem, quando ele vê, sonha etc. [...] a imaginação nada mais é, portanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leviatã
  • leviatã
  • Leviata
  • O leviatã
  • O leviatã
  • leviata
  • O Leviata
  • Incompleto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!