Leve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 7
Origem e evolução da Unilever 8
Visão da Unilever 9
Missão - Propósitos e Princípios 10
Estratégia da organização 11
Estrutura da Unilever 12
Marcas da Unilever Global 13
Principais mercados 17
Principais concorrentes 18
Análise SWOT 19
Análise PEST 19
Conclusão 20
Bibliografia 21

Introdução
Tendo como objectivo a realização de um trabalho depesquisa subordinado ao tema Unilever, fomos consultando variadas fontes e deparámo-nos com imensas descobertas e redescobertas que muito nos satisfizeram.
Não possuíamos uma ideia concreta acerca da Unilever, nem desconfiávamos que utilizássemos tantos produtos por eles produzidos no nosso dia-a-dia.
À medida que fomos reunindo informação fomo-nos apercebendo da magnitude desta empresa e da suaimportância mundial. É uma empresa que tem imenso potencial de negócio e humano.
Abordámos inicialmente as origens e evolução desta empresa ao longo do tempo, quer a nível mundial quer a nível nacional. De seguida referimos a visão da organização, a sua missão, a sua estrutura, os seus produtos à escala mundial e à escala nacional. Referimos ainda os principais mercados da empresa assim como osprincipais concorrentes, e elaborámos as respectivas análises Swot e Pest.

Origem e evolução da Unilever
No século XIX a empresa Unilever ainda não tinha sido criada mas existiam forças para criar o negócio que conhecemos atualmente. A empresa surgiu na Inglaterra com o nome de Lever Brothers, devido ao seu fundador William Hesketh Lever.
Em 1900 os fundadores da Unilever produziram produtosfeitos de óleos e gorduras, principalmente sopa e margarina. No início do séc. XX expandiram-se para perto dos seus fornecedores de matéria- prima.
Em 1910 devido às condições económicas difíceis e com a Primeira Grande Guerra, surgiram dificuldades para todos, por isso a maior parte dos negócios formaram associações comerciais de modo a protegerem os seus interesses.
Em 1920 com a rápida expansãodo negócio, a organização preparou negociações tendo em vista impedir outros produtores do mesmo tipo de produtos, de os comercializar, procurando um monopólio único. Mas em vez disso acordaram em unir-se e criar a Unilever.
A primeira década da Unilever não foi fácil pois começou com a grande depressão e terminou com a Segunda Grande Guerra. No entanto, o negócio proporcionou-se continuandoassim a expansão desta empresa.
Em 1940 as operações da Unilever foram fragmentadas, mas o negócio continuou em expansão para os mercados de comida, por isso a Unilever aumentou assim o seu investimento na investigação e no desenvolvimento dos seus produtos. Em 1949 é criada a parceria com Jerónimo Martins. Este acordo ainda no ano de 2011 originou a criação das empresas Fima.
Em 1950 o negócioaumentou com a incrementação de novas tecnologias e com a C.E.E. (comunidade económica Europeia), levando ao elevar dos padrões de vida no Oeste e, enquanto isto acontecia, abriram-se novos mercados nas economias emergentes desta altura. Nesta década em parceria com o Jerónimo Martins foram criadas as empresas LeverElida (1950) e a Olá (1959).
Em 1960 a economia mundial expandiu-se ajudando assim aUnilever a seguir o mesmo caminho da economia expandindo-se ao mesmo tempo. Define-se assim o desenvolvimento de novos produtos e entra em mercados não antes explorados.
Em 1970, em Portugal a Olá adquiriu a empresa Rajá.
Em 1980 a Unilever torna-se umas das maiores organizações mundiais e, nesta altura, decide focar-se num portfólio de marcas e racionaliza o seu negócio focando-se em mais do queum núcleo de produtos e marcas.
Na década de 90 a Unilever expandiu o seu negócio para a Europa Central e Oriental favorecendo assim o afinar de outras categorias de produtos. Tudo isto levou à venda ou desistência de duas ou três marcas. Tendo em 1995 e 1997 o grupo Unilever/ Jerónimo Martins adquirido a Promaltearkady e a Pandreave, enquanto a Unilever global adquiriu a Diversey reforçando a...
tracking img