Levantamento planialtimetrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TOPOGRAFIA II
LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉRICO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção na disciplina de Topografia II, no Curso de Engenharia Civil, na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga.
Orientadora: Iara Alves Martins de Souza




IPATINGA – 2012
SUMÁRIO

ÍNDICE DE FIGURAS 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVO DO TRABALHO 5
3 MATERIAIS UTILIZADOS 5
4MÉTODOS 5
4.1 Caderneta De Campo 5
4.2 Verificação Do Erro Angular 5
4.2.1 Tolerância Para o Erro Angular 5
4.3 Distribuição Do Erro Angular 5
4.4 Caderneta Hz Da Poligonal Com Os Ângulos Corrigidos 5
5 CÁLCULO DOS AZIMUTES 5
5.1 Azimutes Poligonal 5
5.2 Caderneta Dos Azimutes 5
6 CÁLCULO DAS DISTÂNCIAS 5
6.1 Cálculo Da Distância Reduzida 5
6.2 Cálculo Das Distâncias Médias 5
7CÁLCULO DAS COORDENADAS RELATIVAS 5
7.1 Caderneta Das Coordenadas Relativas 5
7.1.1 Caderneta das coordenadas relativas em X 5
7.3 Cálculo De Correção Das Coordenadas Relativas 5
7.4 Caderneta Das Coordenadas Relativas Corrigidas 5
8 DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS ABSOLUTAS 5
8.1 Caderneta Da Coordenadas Absolutas 5
9 DESENHO 5
9.1 Calculo Da Escala 5
9.2 Caderneta X Desenho E YDesenho 5
10 CÁLCULO DA ÁREA 5
RESULTADOS OBTIDOS 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5

ÍNDICE DE FIGURAS

Figura 1: Trena 5
Figura 2: Nível de cantoneira 5
Figura 3: Baliza topográfica 5
Figura 4: Mira topográfica 5
Figura 5: Teodolito Wild T1 5
Figura 6: Tripé 5
Figura 7: Prancheta 5
Figura 8: Computador 5
Figura 9: Calculadora Científica 5

1. INTRODUÇÃO

Este trabalhopossui resultados obtidos após levantamento planialtimétrico, realizado na rua Itaipava, próximo a Faculdade Presidente Antônio Carlos UNIPAC, em Ipatinga MG.
Em definição dos termos básicos de levantamentos topográficos “Topografia” vem do idioma grego onde topos, significa, lugar, região, e graphein, descrever, “descrição de um lugar”. Sendo assim Topografia é compreendida como a ciência queestuda os acidentes geográficos definindo a situação e localização deles. Tem uma fundamental importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, e ainda representá-las graficamente em cartas ou plantas topográficas.
A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras como: projetos viários,edificações, urbanizações, movimento de terra, etc.
O termo só se aplica à áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo geodésia quando se fala em áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direção.
O levantamento topográfico consiste na representação planimétrica ou altimétrica em carta ou planta dospontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo de uma porção de terreno.
A aquisição dos pontos necessários a essa representação pode ser feita com um teodolito e uma mira, com uma estação total e respectivo bastão ou mais recentemente recorrendo à tecnologia GPS.
O rigor exigido num levantamento topográfico deve ser tal que permita a representação fiel doterreno de acordo com a escala exigida. Assim, não fará sentido, por exemplo, representar as duas faces de um muro com 0.2m de largura se vai representá-lo a uma escala 1/1000 já que corresponderá a 0.2m / 1000 = 0.0002m, ou seja, 0.2mm na impressão.
Os acidentes geográficos considerados de relevo serão representados por taludes e por curvas de nível no caso de haver interrupções abruptas da pendentedo terreno ou apenas por curvas de nível se o terreno em causa não tiver essas ditas interrupções. Na representação das curvas de nível deve-se ter em conta algumas regras:
* As curvas de nível nunca se representam no interior de uma casa ou muros. Assume-se que o pavimento é nivelado e quando não for esse o caso, assinala-se com as respectivas cotas altimétricas os sítios de quebra;
*...
tracking img