Levantamento planialtimetrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A topografia é a ciência que trata da medição e representação da superfície terrestre fazendo levantamentos topográficos que permitem o conhecimento de determinada região, possibilitando a elaboração de estudos e projetos de Engenharia ( Edificação, sistemas viários, agrícolas, etc). Implantar e controlar dimensionalmente as obras projetadas. As principais aplicações da topografiasão o Georeferenciamento, Levantamentos, Mapeamento Topográfico, Projetos de Loteamentos, Rodovias, Industrias, Etc. Cadastro Técnico Urbano e Rural.
Bibliografia:

CASACA, João, MATOS, João e BAIO, Miguel, Topografia Geral, Lisboa,

Lidel-Edições Técnicas, Lda., 2000



A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e "graphen" (descrever) significando, portanto, arepresentação exata de um lugar.

A determinação do contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada de terreno através de cartas ou plantas, converte-se na base de qualquer projeto e obra de engenharia ou arquitetura. Com efeito, desde edifícios e obras viárias a sistemas de água e saneamento, planejamento urbanístico e paisagístico, entre outros, todos se desenvolvem em função doterreno sobre o qual assentam pelo que é fundamental o conhecimento pormenorizado desse mesmo terreno, tanto na fase do projeto, como na sua execução.

É na Topografia que se encontram os métodos e os instrumentos que permitem esse conhecimento e asseguram uma correta implantação

da obra. Suas principais aplicações são o Georeferenciamento, Levantamentos, Mapeamento Topográfico, Projetos deLoteamentos, Rodovias, Industrias, Etc. Cadastro Técnico Urbano e Rural.

Inicialmente, a topografia ocupava-se do estudo de locais restritos, pretendendo simplificar os problemas de representação provocados pela curvatura da Terra. No entanto, esta simplificação teve que ser ultrapassada uma vez que a necessidade de obter representações de superfícies cada vez maiores, obrigou a que essalimitação territorial fosse alargada e, consequentemente, a que a referida curvatura fosse, forçosamente,

considerada. Assim, a topografia passou a apoiar-se num outro ramo da geofísica, a Geodésia.

A Geodésia permite que a curvatura da Terra seja considerada num estudo topográfico de larga escala através da utilização de um quadro de referência a partir das coordenadas cartográficas dos vértices darede geodésica. Os sistemas de referência geodésicos (GRS) são adotados internacionalmente, sendo da responsabilidade da Associação Internacional de Geodésia.

Uma das faces mais visíveis da topografia são os levantamentos topográficos, que consistem em todo o trabalho de campo e gabinete que permite a recolha e tratamento da informação necessária à produção de uma planta ou cartarepresentativa do terreno em estudo.

Existem dois grandes métodos reconhecidos para a realização dos levantamentos topográficos, cada um dos quais vocacionado para diferentes situações:

– o método clássico, que consiste na recolha da informação diretamente

no terreno, a partir de instrumentos simples de medição como é o caso dos teodolitos, estações totais e níveis ópticos. Este método, pelo baixocusto que representa mas pela maior morosidade na recolha da informação, está mais indicado para trabalhos de escala elevada relativos a pequenas superfícies territoriais.



– o método fotogramétrico, onde o grosso da informação é recolhida

através da análise de fotogramas do terreno, obtidos através de fotografia aérea ou de imagens enviadas por satélites artificiais. Este método énormalmente utilizado em levantamentos de superfícies mais extensas e escalas inferiores dada a dificuldade de obter informação minuciosa e também porque os custos fixos são maiores do que os do método anterior.

Neste trabalho, todos os levantamentos executados foram executados utilizando o método clássico, com recurso a uma estação total, onde se procede à pontaria e ao registro de leituras de...
tracking img