Levantamento malacológico das lagoas do portinho e lagoa da prata no município de parnaíba, piauí.

1292 palavras 6 páginas
LEVANTAMENTO MALACOLÓGICO DAS LAGOAS DO PORTINHO E LAGOA DA PRATA NO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA, PIAUÍ.

RESUMO
Foi realizado um levantamento malacológico nas lagoas do Portinho e da Prata, no município de Parnaíba situado no estado do Piauí, entre janeiro de 2009 a dezembro de 2010, com o objetivo de identificar e verificar a diversidade de espécies de caramujos existente nestes locais. Foram coletados 3.815 caramujos sendo de duas espécies e uma família, dos quais 3.695 são da espécie Biomphalaria estramínea e 58 da Biomphalaria glabrata. Após o final do levantamento constatou-se que nenhuma amostra das espécies coletadas apresentou positividade para a doença Esquistossomose mansoni.
INTRODUÇÃO
A esquistossomose compreende uma das doenças mais agravantes na população mundial, presente na maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Essa enfermidade está ligada diretamente às péssimas condições socioeconômicas em que se encontra a população afetada. No Brasil constitui um grave problema da saúde pública, onde prevalece à existência excessiva de reservatórios para a proliferação do parasita. (JÚNIOR, 2008).
No Brasil, a doença é popularmente conhecida como "xistose", "barriga-d'água" ou "mal-do-caramujo", atingindo milhões de pessoas, numa das maiores regiões endêmicas dessa doença em todo o globo. Entre as várias espécies do S., apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro de bons hospedeiros intermediários e pelas condições ambientais semelhantes as da região de origem.
A espécie B. glabrata é o mais importante hospedeiro intermediário do S. mansoni nas Américas, em decorrência de sua extensa distribuição geográfica, altos índices de infecção e eficiência na transmissão da esquistossomose (REY, 1993). A presença desse molusco já foi notificada em 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A B. straminea é a espécie de maior distribuição, sendo encontrada em quase todas as bacias hidrográficas (PARAENSE 1975). A sua presença

Relacionados