Levantamento da diversidade de formigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO DA DIVERSIDADE DE FORMIGAS – DATAS/MG
1 - INTRODUÇÃO
A região escolhida para a realização do levantamento da diversidade de formigas é o pequeno município de Datas - Minas Gerais quetem o seu relevo formado de planaltos, com formações causadas por erosões ocasionadas pelo vento ou pela água e com pequenas planícies, ou seja, áreas planas e baixas em algumas áreas. O clima daregião é tropical, com um clima quente e semi-úmido com uma estação chuvosa (verão) e outra seca (inverno) e temperaturas médias entre 18 e 28 graus. A região escolhida dispõe de diversas áreas verdes emmeio à pequena área urbana com várias espécies de plantas e animais vivendo em seu habitat natural e áreas reflorestadas compostas de grandes plantações de árvores de grande porte; como eucaliptos,vegetais; como a batata e frutíferas; como o morango que são cultivadas pelos agricultores da região.
A realização do trabalho será feita com pesquisas relacionadas à diversidade de formigasencontradas na região, com atenção especial as formigas saúvas ou cortadeiras como são popularmente conhecidas, por se tratar de uma espécie bastante comum na região, considerando as suas características e oambiente onde vivem, ressaltando os prós e contras de sua influência nas atividades humanas.
2 - IMPORTÂNCIA BIOLÓGICA DAS FORMIGAS
As formigas, consideradas pragas, caracterizam-se pela sua vivênciaem sociedade e as atividades exercidas por cada membro dessa sociedade. São conhecidas cerca de 12.585 espécies em todo o planeta com exceção das regiões polares, regiões marinhas ou que apresentamneve contínua e representam de 15 a 20% da biomassa animal terrestre. Dentro do formigueiro as tarefas são divididas em diferentes castas. A casta das operárias, que desempenham todas as funções dentrodo formigueiro com exceção da reprodução que é função da casta dos reprodutores (rainhas e machos) já que as operárias são estéreis.
Embora sejam consideradas pragas, assim como todo organismo...
tracking img