LEVANTAMENTE DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

2867 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM PETRÓLEO E ENERGIAS

ALAN PEDREIRA

A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

RIO DE JANEIRO
2013
Resumo A matriz energética brasileira é baseada em recursos renováveis presentes em seu território, isso torna o país menos vulnerável a crises mundiais envolvendo o preço do petróleo. O potencial hídrico nacional começou a ser explorado amplamente a partir da era Vargas através do Código de Águas, e cresceu vertiginosamente após as crises da década de 70, quando a OPEP aumentou o preço do petróleo. No governo de Fernando Henrique, grande parte do setor foi entregue à iniciativa privada, contudo muitos órgãos responsáveis foram criados, tais como a ANEEL e a ONS, além disso, foi desenvolvido o SIN. A matriz energética nacional é bastante limpa, contando com 46% de fontes renováveis, entre elas estão às hidrelétricas e a biomassa. Entre as fontes não renováveis, as principais fontes são o petróleo e o gás natural, com a presença de duas termonucleares em Angra.

Índice

1. Introdução A partir da Revolução Industrial, o desenvolvimento de um país passou a ser diretamente influenciados pela energia. Com a influência do capitalismo, a produção de energia ganhou status de prioridade para o crescimento industrial da nação, sendo atualmente indispensável a sua existência na sociedade.
A busca por geração de energia a qualquer custo é tão grande a ponto de poder ser observado, em todo o mundo, impactos ambientais causados, seja pela busca de recursos naturais como o carvão e o petróleo, seja pela falta de gerenciamento de resíduos dos processos de produção como no caso de gases de efeito estufa nas termoelétricas, ou ainda pela própria construção das usinas. É necessário repensar a composição da matriz energética para que se possa conciliar desenvolvimento industrial e preservação do meio ambiente.
Essa posição

Relacionados

  • Aplicação do método abc (activity-based costing) para custeio de projetos de parques
    15203 palavras | 61 páginas