LEVAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO

1933 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

LEVAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO

RONDONÓPOLIS
2013

LEVAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO

Relatório desenvolvido durante a disciplina de Geomática I, como parte da avaliação referente ao terceiro semestre.

RONDONÓPOLIS
2013
1. INTRODUÇÃO
Segundo MacCormac (2011) “A topografia é a ciência que trata da determinação das dimensões e contornos (ou características tridimensionais) da superfície física da Terra, através da medição de distâncias, direções e altitudes”. Esta determinação se dá a partir do levantamento de pontos planimétricos e altimétricos, através de medidas angulares e lineares com o uso de equipamentos apropriados. O conjunto de pontos devidamente calculados e corrigidos, dão origem, via de regra, ao desenho topográfico, que se denomina planta topográfica, que é a própria representação da “porção da superfície terrestre”.
A palavra Topografia deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever), que significa a descrição exata e minunciosa de um lugar.
O Levantamento Topográfico é um conjunto de métodos e processos que determinam e materializam pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, etc.
As técnicas topográficas para cálculos de levantamentos planimétricos e altimétricos, bem como os cálculos geodésicos de transformação de coordenadas, possuem conceitos e métodos consagrados no mundo científico, e fazem uso, muito, e principalmente, dos conceitos básicos da geometria clássica.

2. OBJETIVOS

Este trabalho tem por objetivo apresentar os principais métodos para a realização de cálculos planimétricos necessários em um levantamentos topográfico, bem como a apresentação de um levantamento topográfico

Relacionados

  • edificacoes
    972 palavras | 4 páginas