Lev vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lev Vygotsky


Nascido em Orsha em 17 de novembro de 1896.
Foi descoberto dentro da psicologia após sua morte em 1934, por tuberculose, aos 37 anos.
Com formação em direito, teve destaquesuas críticas literárias e análise do significado histórico e psicológico das aulas de arte.
Fez uma leitura crítica de teorias da “Gestalt” da psicanálise e o Behaviorismo além do educador Jean Piaget.Propôs a reorganização da psicologia, antevendo a unificação das Ciências Humanas chamado de “psicologia cultural- história”.
Fez trabalhos diretamente ligados as aldeias nômades, fazendo testesneuropsicológicos incluindo alfabetização, cursos rápidos de novas tecnologias, organização de brigadas, fazendas coletivas e outros.
Em sua experiência como professor estudou os distúrbios deaprendizagem e de linguagem, das formas de deficiência congênitas e adquiridas a exemplo da afasia.
Graduou-se em Medicina pelo interesse a neuropsicologia.
Foi o criador da ponte para a ligação dapsicologia “natural”, mais quantitativa á psicologia “mental”, mais subjetiva.
Para ele os signos, a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana, têm papel parecido ao dos instrumentos em especial álinguagem sistema simbólico fundamental aos grupos humanos.
A LINGUAGEM
A linguagem é uma espécie de ponte, capaz de transformar os rumos de nossa atividade. Quando aprendemos a linguagem do nossomeio sociocultural, transformamos nosso próprio desenvolvimento.

APRENDIZAGEM
A ideia mais importante é da Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criançaconsegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de outros indivíduos, hoje designado como etapa de desenvolvimento.
Para Vygotskya aprendizagem esta relacionada ao desenvolvimento desde o nascimento, sendo a principal causa para o manifestar do desenvolvimento do ser.

RESUMO:
- Sua teoria tem raízes na teoria marxista...
tracking img