Lev Vygotiski

13445 palavras 54 páginas
Teoria do Desenvolvimento Social (Vygotsky)
Postado em teorias construtivistas , teorias de aprendizagem social | 1 comentário
Resumo: Teoria Desenvolvimento Social argumenta que a interação social precede o desenvolvimento, a consciência e cognição são o produto final de socialização e de comportamento social.
Autor: Lev Vygotsky (1896-1934).
Termos-chave: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), mais conhecedor Outros (MKO)
Teoria do Desenvolvimento Social de Vygotsky
Teoria do Desenvolvimento Social de Vygotsky é o trabalho do psicólogo russo Lev Vygotsky (1896-1934), que viveu durante a Revolução Russa. A obra de Vygotsky foi amplamente Desconhecido para o Ocidente, até que foi publicado em 1962.

A teoria de Vygotsky é um dos fundamentos do construtivismo. Ele afirma três grandes temas:
Principais temas:
1. Interação social desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento cognitivo.Em contraste com o entendimento de Jean Piaget do desenvolvimento da criança (em que o desenvolvimento precede necessariamente aprendizagem), Vygotsky sentiu aprendizagem social precede o desenvolvimento. Ele afirma: "Cada função no desenvolvimento cultural da criança aparece duas vezes: primeiro no nível social e, depois, no nível individual, primeiro entre pessoas (interpsicológica) e depois no interior da criança (intrapsicológico)." (Vygotsky, 1978 ).
2. Quanto mais conhecimento Outros (MKO). O MKO refere-se a qualquer pessoa que tenha uma melhor compreensão ou um nível de habilidade maior do que o aluno, no que diz respeito a uma determinada tarefa, processo, ou conceito. O MKO é normalmente considerada como sendo um professor, treinador ou adulto mais velho, mas o MKO também poderia ser pares, uma pessoa mais jovem, ou mesmo computadores.
3. A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A ZDP é a distância entre a capacidade do aluno para realizar uma tarefa sob a orientação de adultos e / ou com a colaboração dos colegas e capacidade do aluno resolver o

Relacionados