lev vigotyk

1801 palavras 8 páginas
Lev Semyonovich Vygotsky e Jean Piaget foram dois pioneiros muito conhecidos na área do desenvolvimento cognitivo em crianças. Eles eram construtivistas que acreditavam que as crianças aprendem através da construção mental. Suas teorias sobre o ensino e a aprendizagem são usadas até hoje. Elas são muito semelhantes, mas diferem em como eles acham que as crianças aprendem melhor. Suas abordagens são usadas ainda hoje por muitos instrutores para ensinar as crianças na sala de aula.

Construtivismo

As crianças aprendem juntando novas informações com conhecimentos que já adquiriram. A aprendizagem dos alunos é afetada pelo ambiente em que eles aprendem, bem como suas origens e crenças. Eles também acreditam que a sociedade desempenha um grande papel na forma como os alunos aprendem e compreendem. É nesse ponto que Vygotsky e Piaget se assemelham, e é a única teoria sobre o conhecimento que eles compartilham.

Inteligência

Vygotsky acreditava que a aprendizagem ocorre antes do desenvolvimento de uma criança, e se baseia principalmente em história e simbolismo. Piaget, por outro lado, acreditava que a aprendizagem em crianças só ocorre através da ação. Ele acreditava que a aprendizagem ocorre no ambiente em torno das crianças e só acontece após o desenvolvimento. Vygotsky acreditava que a aprendizagem se dá através de outras pessoas no ambiente da criança, como pais ou professores. Piaget não acreditava que a contribuição de outros faz uma diferença mensurável na aprendizagem das crianças.

Desenvolvimento cognitivo

Piaget acreditava que as crianças se desenvolvem através de quatro estágios definidos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. As crianças passam por estas fases em suas vidas para adquirir conhecimentos e desenvolver as suas mentes como seres humanos. Esta é a forma como as crianças se desenvolvem cognitivamente. Vygotsky não acreditavam que houvesse qualquer conjunto de estágios pelos quais as crianças

Relacionados