Leucorreia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
x
Faculdade Alvorada
Enfermagem – 6 Semestre

Leucorréias



Brasília - 2012.
Introdução
As inflamações e infecções do trato genital feminino são frequentes e podem ser causadas por diversos Patógenos ou desequilíbrios do epitélio que reveste a vagina,ou seja, desequilíbrio da flora vaginal. As formas clínicas desses quadros são múltiplas, próprias de cada agente etiológico e do sítioonde acontece a inflamação ou infecção.
Com o início da produção de estrogênio na puberdade, a vagina se torna úmida devido à produção de muco cervical e passa a ter flora vaginal própria, caracteristicamente formada pelos bacilos de Doderlein, que processam o glicogênio em ácido lático e mantêm o pH vaginal em torno de 4,5 ,ou seja, pH ácido.Alguns microorganismos como Lactobacilos,Staphylococcos epidermidis, Streptococcos spp, Gardnerella vaginalis entre outros existem no meio vaginal, alguns potencialmente patogênicos, tornando esse meio contaminado.
A vagina possui uma secreção vaginal fisiológica que não deve ser confundida com um quadro patológico. As variações ao longo do ciclo menstrual fazem com que as características do conteúdo vaginal se alterem, espelhando o estímulohormonal predominante no momento: mucorréia no meio do ciclo, na fase pré-menstrual conteúdo mais espesso e abundante, sem a presença de inflamação celular.
A Leucorréia ou “Corrimento” como é popularmente conhecido pode ser causada por desequilíbrio da flora vaginal (Fungos) e também pela contaminação por agentes patogênicos (bactérias e protozoários) através de relação sexual desprotegida. Vamoscitar em nosso seminário a Candidíase Vaginal, a Gardnerella vaginalis, o Trichomonas vaginalis, a Chlamydia trachomatis e a Gonorréia.

Desenvolvimento
Candidíase Vaginal
Não é uma infecção sexualmente transmissível, a Candida é um fungo normalmente encontrado na vagina das mulheres , a Candida albicans é o agente etiológico responsável por 80 a 90% dos casos de candidíase vulvo-vaginal.
Osfatores predisponentes de risco para a infecção incluem todas as situações que levam ao aumento do glicogênio no epitélio vaginal, ou a um desequilíbrio da flora vaginal, queda da imunidade celular da mulher vai facilitar o aparecimento de Candidíase vulvo-vaginal. Incluem-se a gestação, contracepção hormonal, Diabetes mellitus, uso de antibióticos e estados que levem a imunossupressão, incluindo ainfecção pelo HIV.

Quadro Clínico
O prurido é o sintoma mais frequente, corrimento branco ou amarelado sem odor, disúria e ardência também são queixas frequentes. Os sintomas costumam se exacerbar na fase pré – menstrual e melhoram quando a mulher menstrua, pois o sangue menstrual alcaliniza o meio vaginal.
Ao exame podemos observar edema de vulva, lesões resultantes do prurido, hiperemia damucosa vaginal e conteúdo vaginal aumentado e espesso.

Diagnóstico
Só os sintomas não são suficientes para estabelecer o diagnóstico, pois são inespecíficos e podem aparecer em outras infecções, vale lembrar também que muitas mulheres são assintomáticas. É necessário a anamnese, o exame clínico, a medida do pH vaginal e a cultura da secreção quando possível são suficientes para fazer odiagnóstico. A citologia corada pelo método de Papanicolau não deve ser usada para assegurar o diagnóstico, podendo falhar em 50% dos casos.
Tratamento
As pacientes sintomáticas e as gestantes devem ser tratadas, sendo que as gestantes não devem fazer uso da medicação oral. O tratamento do parceiro masculino em geral não é necessário a não ser que ele tenha sintomas. O tratamento é feito com o uso decreme por via vaginal e medicação oral.
Via vaginal: Nistatina 100.000 UI aplicação por 14 noites ou Miconazol 2% aplicação por 7 noites.
Via Oral: Fluconazol 150mg dose única ou Cetoconazol 400mg por 5 dias.
Durante o tratamento devem ser suspensas as relações sexuais.

Assistência de Enfermagem: Orientações e Cuidados
Cabe ao enfermeiro atender e orientar: Boa higienização durante o...
tracking img