Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leucemia
Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Esta doença começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo. Há vários sub-tipos de leucócitos e, porisso, há diferentes tipos de leucemia. Normalmente, divide-se nos dois principais grupos de células brancas: as leucemias linfocíticas ou leucemias mielóides.
Além disso, pode se apresentar de duasformas, a forma aguda ou a forma crônica, dependendo da velocidade com que aparecem os sintomas e como ela evolui. Na forma aguda, as células são imaturas e não funcionam como deveriam, além de sereproduzirem muito rápido. Na forma crônica, as células são mais maduras e podem manter algumas das suas funções normais. O número de células malignas, neste último caso, aumenta vagarosamente. Este tipo decâncer é o câncer mais comum nas crianças, mas pode acometer adultos e velhos também. Nos jovens, a forma mais comum é a leucemia linfocítica aguda e, nos adultos, a leucemia mielóide aguda seguida daleucemia linfocítica crônica.
A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutaçõessomáticas no dna, as quais podem ocorrer espontaneamente ou devido à exposição à radiação ou substâncias cancerígenas, e tem sua probabilidade influenciada por fatores genéticos. Vírus também têm sidoassociados a algumas formas de leucemia

Sintomas
Durante os primeiros estágios de leucemia pode não haver sintomas. Muitos dos sintomas da leucemia não ficam aparentes até que grande número decélulas sanguíneas normais tenham sua função prejudicada pela superpopulação de células de leucemia.
Pessoas com leucemia podem ter altos níveis de células brancas sanguíneas, mas porque muitas dessascélulas são anormais, elas não conseguem lutar contra infecções. Desta forma, pessoas com leucemia podem desenvolver febre e infecções freqüentes. Uma diminuição das células vermelhas, chamada anemia,...
tracking img