Leucemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema

A importância da ampliação do estudo, da leucemia linfoide aguda, em crianças e adolescente
Problema dePesquisa
Quais os fatores determinantes, da leucemia linfoide aguda(LLA)?
Objetivo geral
Diagnosticar e estudar a leucemia linfoide aguda do sistema hematopoético.

Objetivo Especifica
• Colaborar com os estudos da fisiologia e patogênese.
• Explicar a epidemiologia da LLA,(leucemia linfoide aguda).
• Descrever aspectos clínicos gerais.
• Interpretar os diagnósticos laboratoriais.
• Indicar o tratamento específico.
• Explicar sobre o transplante alógeno de medula óssea.

Justificativa pessoal
Ao longo da minha experiência profissional, deparei-me com crianças, que sofria com esta doença,( leucemia linfoide aguda), algumas questionavam: Por que da doença? Porque da dor? Por que dos remédios? Eu respondia superficialmente, medo ou até mesmo preocupada em responder alguma bobeira. Resolvi então procurar uma pós graduação em oncologia. E tenho certeza que, depois deste amplo conhecimento, responderei as perguntas dos pequenos, com mais clareza e objetividade.

Justificativa
O Objetivo do meu trabalho é ajudar pessoas leigas, técnicos de enfermagem,enfermeiros, todas as pessoas interessadas em aprender mais sobre leucemia linfoide aguda (LLA). Serei clara e objetiva, até mesmo, por que, estareitambém, ajudando pessoas que tem a doença e precisam de um suporte para entender, o diagnostico e os tratamentos. Também tirar duvidas queirão aparecer, quando as pessoa ou familiares descobrem adoença.

Revisão bibliográfica
O termo leucemiarefere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos também chamados leucócitos células responsáveis pela defesa do organismo. "Eles crescem de forma anormal e maligna. É como se fosse um câncer do glóbulo branco".(Hamerschlak, Nelson. hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein, 2010).

Esses glóbulos doentes passam a se multiplicar, perdemsuas funções e prejudicam o funcionamento dos glóbulos vermelhos, encarregados do transporte de oxigênio, e das plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.
A Leucemia Linfóide Aguda (LLA), pode ser chamada de leucemia linfoblástica aguda, resulta em um dano genético adquirido (não herdado) no DNA de um grupo de células na medula óssea. As células doentes substituem a medula óssea normal.Os efeitos são o crescimento incontrolável e o acúmulo das células chamadas de “linfoblastos” que perdem a capacidade de funcionar como células sanguíneas normais havendo um bloqueio da produção normal de células na medula óssea, levando a uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos na medula óssea.

Subtipos
LLA-L1: Células pequenas (14 micra), aspectoheterogêneo, grande relação núcleo/citoplasma, núcleo irregular, nucléolos visíveis, vacuolização variável;
LLA-L3: Predomínio de células grandes, aspecto homogêneo, grande relação núcleo/citoplasma, núcleo regular, nucléolos proeminentes, vacuolização intensa.( Biomedicina padrão).

Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo aprodução dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias). Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia. (SARAIVA; PALMA, 2009).
As leucemias são divididas em agudas e crônicas. O grupo das leucemiasagudas é dividido em mieloblástica e linfocítica, sendo que essa diferenciação é feita na célula de origem de cada grupo. De forma geral as leucemias agudas apresentam uma evolução muito rápida, sendo necessário o diagnóstico precoce e o tratamento rápido.
Por outro lado, cada vez mais estudos têm demonstrado que o fator ambiental pode estar inserido no risco para câncer ainda na fase intra-uterina....
tracking img