lets dance to joy divison

4639 palavras 19 páginas
PASSARAM 41 ANOS

Em Abril de 1974, vivendo sob ditadura, Portugal estava em guerra, com mais de duzentos mil homens deslocados em Angola, na Guiné e em Moçambique. Havia fome. A emigração era maçica. A PIDE/DGS fazia o que queria. As prisões abarrotavam de presos políticos. Mais de um milhão de portugueses tinha as suas vidas esmiuçadas em fichas que estão hoje arquivadas na Torre do Tombo e no Centro de Documentação 25 de Abril. O Governo de Caetano punha e dispunha nos Tribunais Plenários. Eram proibidos os partidos políticos. Soares e Cunhal viviam no exílio. A homossexualidade era crime. Notícias, livros, canções, peças de teatro, filmes, conferências, programas de rádio e televisão, etc., eram sujeitos ao crivo da censura prévia. Apenas 40% do território nacional dispunha de electricidade. O Banco de Portugal tinha os cofres cheios. Thomaz era uma figura de retórica.

Em Abril de 2015, o BdP continua a ter os cofres cheios. Porém, a fome e a emigração persistem. O desemprego é uma mancha que alastra. Cavaco é uma figura de retórica. O grande mistério:quatro quintos da população (número que inclui muita gente de Esquerda) continua a pensar e a agir e a deseducar os filhos como fazia em 24 de Abril de 1974. É triste.

[Imagem: foto de Thomas Meyer, do mural com Salgueiro Maia pintado na Universidade Nova de Lisboa. Clique.]
Etiquetas: 25 de Abril posted by Eduardo Pitta at 11:44 da manhã url
VISTO PRÉVIO

É uma ironia que, na véspera do 41.º aniversário do golpe de 25 de Abril, três partidos tenham tentado formalizar um projecto de lei de censura aos media. A coisa abortou, mas todos saem mal na fotografia. Abortou não porque tenha vingado o bom senso dos deputados envolvidos. Abortou porque o Diário de Notícias, oExpresso, o Correio da Manhã, o Público, a Visão, a Sábado, a SIC, a TVI, a Rádio Renascença, etc., decidiram não cobrir as eleições se o projecto de lei fosse aprovado. Felizmente, a patetice durou 24 horas. A imagem é do Público. Clique.

Relacionados