Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HL 303 Linguagem e Significação

Reflexão sobre frases da crise econômica na Grécia

Antonio Carlos Lopes Junior RA: 122509

É mister que a mitologia grega, apesar de sua origem emtempos remotos, ainda está presente na comtemporaneidade, através das artes, da ficção e de nossas reflexões. Em temas atuais, como a crise econômica que vem ocorrendo na pais berço da mitologia, éplausível que se volte a citar e relacionar os personagens mitológicos com a referida recessão.
Diantes disto, foram escolhidos duas frases retiradas do meterial de aula para uma sussinta reflexão.

1Aquiles irá tratar seu calcanhar na saúde pública.
Na mitologia grega, Aquiles é conhecido como um dos heróis da Grécia, participante da guerra de Tróia. Além de ser o mais belo dos heróis, rezavaa lenda que Aquiles era rústico por todo seu corpo, com exceção de seu calcanhar, que era a parte física vulnerável. Segundo a própria lenda, Aquiles teria morrido com uma flechada acertadaocasionalmente em seu calcanhar. O calcanhar de Aquiles, tornou-se um jargão para situações de fraqueza, no qual cada fato, ele marcasse o ponto fraco, ou seja, a parte sucetível de um todo.
Como o email temum cunho irônico,atrelando fatos da mitologia com problemas sociais e que “dão noticia” e discussão, nada como ligá-lo a saúde pública, que é hoje um dos principais déficitis da sociedade, e porconseguinte, do poder público.
Todo dia vemos nos noticiários os caóticos exemplos da atuação na saúde pública no Brasil, calcado no Sistema Único de Saúde- SUS. Em 2008 foram gastam 3,8% do de PIB denosso pais com a saúde. Alguns países europeus, como a Alemanha por exemplo, já gasta 6% do de seu PIB, o que nos da a idéia de que o Brasil tem que aumentar cerca de 60% deste valor, para tentarenfrentar a crise na saúde brasileira, para que o quadro de descaso com a população, aliado ai ao mau investimento econômico, que não chega de forma justificável até as unidades de atendimento de...
tracking img