Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar as dificuldades reais encontradas na disciplina de Língua Portuguesa, na observação e na prática do ensino e aprendizagem no estágio obrigatório, bem como requerer reflexões sobre essas dificuldades relativas a nós graduando na experiência de ensino, no desenvolvimento de atitudes, competências, habilidades, no exercício do pensamentoreflexivo e criativo, sobre as dificuldades apresentadas diante do novo. As situações e as novas experiências vivenciadas por nós futuros professores de Letras, surgidas às teorias existentes, ajudam a contribuir e conduzir para a tarefa de apontar caminhos possíveis e eficazes na formação de profissionais críticos e transformadores, através da leitura, resenhas e produção textual.
Neste relatórioapresentarei a experiência de estar em sala de aula, observando e praticando as aulas de língua portuguesa bem como as atividades apresentadas em sala de aula, relembrando os conhecimentos adquiridos durante o curso, com a participação e na pratica exercida na instituição de ensino e de como lidar com os alunos do ensino fundamental, de como eles reagem em relação às atividades propostas, revelando aeles a função e o papel importante do professor na sua atuação profissional, trazendo a ideia de como funciona os trabalhos em sala de aula, ajustando na reflexão sobre o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, colocando assim as nossas noções em prática para assumir a postura positiva de professor, havendo o empenho com a nossa formação e com as atitudes adquiridas de um professor reflexivo eestando mais preparada a ser docente e atenta nas mudanças que vem ocorrendo com os nossos alunos de ensino fundamental, revelando alguns aspectos no conjunto atual que caracteriza com o que vivemos há alguns anos atrás.
As aulas observadas e praticadas são abordadas através da observação de cinco horas/aula e na prática de dez horas/aulas na disciplina de Língua Portuguesa, na turma de 6ª série doEnsino Fundamental da Escola Municipal Francisco Antº Luiz.

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Fabiana Cunda
Pólo de Apoio Presencial: Instituto de Educação Cenecista Professor Alcides Conter (IECPAC)
Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Antº Luiz
Professora Regente da 6ª série de 08 anos: Acilia Louzada Rusch
Turma: 6ª série do Ensino Fundamentalde Oito Anos
Data: 29 de março de 2011: Participação de atividade de integração, com apresentação de receita.
Data: 30 de março de 2011: Leitura do poema “Os dedos do artista”, com realização de atividades gramaticais sobre o poema, identificando substantivos.
Data: 31 de março de 2011: Escrever palavras com g ou j, identificar sequencia alfabética.
Data: 01 de abril de 2011: Ler e preencherlacunas do texto “Três palavras” Identificar números de letras e fonemas, identificar os verbos.
Data: 04 de abril de 2011: Copiar, ler e interpretar o poema “O vizinho do lado”, realizar atividades gramaticais.
Data: 05 de abril de 2011: Empregar verbos no presente e pretérito perfeito, identificar substantivos.
Data: 06 de abril de 2011: Ler e interpretar o texto “O brilhante e o opaco”.Identificar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Data: 07 de abril de 2011: Realizar atividades ortográficas.
Data: 08 de abril de 2011: Realizar atividades envolvendo o emprego de verbos no modo indicativo, realizar atividades gramaticais.
Data: 11 de abril de 2011: Identificar tipos de frases, realizar atividades gramaticais.
Data: 12 de abril de 2011: Realizar atividades sobre tiposde frases, realizar atividades ortográficas.
Data: 13 de abril de 2011: Ler e interpretar o texto “A estranha passageira”
Data: 14 de abril de 2011: Conjugar verbos no pretérito imperfeito.
Data: 15 de abril de 2011: Realizar atividades envolvendo palavras com X.
Data: 18 de abril de 2011: Empregar verbos nos tempos estudados, escrever frases no plural, observando a concordância verbal....
tracking img