Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA LINGUAGEM

A linguagem é tão natural para nós
Que sua complexidade passa despercebida
Não recebendo a devida importância
Por ser um estudo essencial em nossas vidas

Muitos ao pensarem em lingüística
Ao se questionarem como ela surgiu
Mal sabem que foi da,
Pré-linguistica e da para-lingüística que ela evoluiu

O estudo da linguagem vem de
Muito cedo
Desde aantiguidade ja era estudado
Pelos Gregos

Desde a Idade média já percebemos
A existência das varias maneiras de falar
Seja latim, seja português o que existiu e existe
É a tentativa de manter a forma culta e não a vulgar

A história da linguagem e da lingüística é muito interessante
As condições de estudar a linguagem é muito abundante
São vários seus campos de estudo
Porque não dar mais valor aum estudo de tão rico conteúdo?

Katia Franciny Alves Pires

Ao ler o poema e considerando algumas leituras a cerca da história da lingüística podemos perceber que a linguagem é tão natural para nós que acaba passando despercebida.
Nós não fazemos o maior esforço para analisá-la e na maioria das vezes percebemos sua complexidade quandoutilizamos a escrita por exemplo. Observamos através dela às formas lingüísticas existentes a maneira como falamos; enfim, só percebemos sua complexidade ao estudá-la e analisá-la.
Existem varias condições e fatores de estudarmos a linguagem humana tanto sob aspectos sociais e culturais.
Um dos primeiros fatores de estudar a linguagem é a diferenciação de classes, na qual as classes superiorestentam conservar inalterada a sua língua considerada correta diante dos outros modos de falar da sociedade.
O segundo fator é o estudo das línguas estrangeiras que seria o contato de uma sociedade com comunidades que falam outras línguas buscando essa sociedade estudar as línguas estrangeiras para compreensão lingüística.
O terceiro fator é o estudo filológico da linguagem em que a fala atual écomparada com as formas lingüísticas escritas do passado. Podemos considerar esse estudo como a comparação da linguagem do passado e do presente.
O quarto fator é o estudo lógico da linguagem que surge com o desenvolvimento da ciência esse estudo é parecido com o estudo do certo e errado.
O quinto fator é o estudo biológico da linguagem que através da ciência permite o estudo das característicasque permitem o homem utilizar da linguagem.
O sexto fator é o estudo histórico da linguagem que vê o estudo da língua como uma manifestação cultural da sociedade.
O sétimo fator é o que estuda a linguagem em sua função na comunicação.
Percebemos então que a medida em que a sociedade se desenvolve a linguagem se torna cada vez mais complexa e é importante saber esses fatores que favorecem o estudoda linguagem para compreensão deste fenômeno.
A lingüística é uma ciência nova surgiu a partir do séc. XIX, mas os estudos sobre a linguagem humana são antigos.
Antes do séc. XIX não existia a lingüística encontrávamos a pré-linguistica e a para-lingüística. A pré-linguistica é algo q ainda não era considerado lingüística, ou seja, que não é ciência e sim um comportamento lingüístico como oestudo do certo e errado e o estudos das línguas estrangeiras. Já a para-linguistica podemos considerar que era o estudo biológico e lógico da linguagem que estuda, por exemplo, como se da à linguagem o que permite os homens a usarem a linguagem. E também fatores históricos como no estudo da linguagem como manifestação cultural, ou seja, esses estudos não entravam no domínio da lingüísticapropriamente dita; e foi dessas experiências da Pré-lingüística e da para-linguistica que a lingüística evolui.
O estudo da linguagem foi desenvolvido na índia e na Grécia. A principal obra sobre linguagem foi a descoberta do sânscrito (língua sagrada da índia) e sua descrição no fim do século XVIII por Pãnini.
A gramática grega foi muito influente na antiguidade os Romanos herdaram a tradição grega,...
tracking img