Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal José de Araújo
Aluno ___________________________________________________ Data
Série: 9ºano

Atividades

1- Retire do texto “Violência nas escolas”, 02 frases com:

a)Pronomes demonstrativos;
b) Pronomes possessivos;
c) Pronomes relativos;
d) artigos definidos;
e) artigos indefinidos;

Texto:
Partilha
Os irmãos se separam e então um diz assim:
“Você fique com oque quiser, eu não faço questão de nada; mas se você não se incomoda, eu queria levar essa rede. Você não gosta muito de rede, quem sempre deitava nela era eu.
     O relógio da parede eu estouacostumado com ele, mas você preci sa mais de relógio do que eu. O armário grande do quarto e essa mesa de canela e essa tralha de cozinha, e o guarda-comida também. Tudo isso é seu. O retrato de nossa irmã você fica com ele também: deixa comigo o de mãe, pois foi a mim que ela deu: você tinha aquele dela de chapéu, e você perdeu. O tinteiro de pai é seu; você escreve mais carta; e até que escrevebonito, você sabe que eu li sua carta para Júlia.
     Essas linhas e chumbadas, o puçá e a tarrafa, tudo fica sendo seu; você não nem empatar um anzol, de maneira que para mim é mais fácil arrumaroutro aparelho no dia que eu quiser pescar.
     Agora, tem uma coisa, o canivete. Pensei que você tivesse jogado fora, mas ontem estava na sua gaveta e hoje eu acho que está no seu bolso, meu irmão.     Ah, isso eu faço questão, me dê esse canivete. O fogão e as cadeiras, a estante e as prateleiras, os dois vasos de enfeite, esse quadro e essa gaiola com a coleira e o alçapão, tudo é seu; mas ocanivete é meu. Aliás, essa gaiola fui eu que fiz com esse canivete me ajudando. Você não sabe lidar com canivete, você na sua vida inteira nunca soube descascar uma laranja direito, mas para outrascoisas você é bom. Eu sei que ele está no seu bolso.
     Eu estou dizendo a você que tudo que tem nesta casa, menos o retrato de mãe – a rede mesmo eu não faço questão, embora eu goste mais de rede...
tracking img