Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* A análise fonêmica tem como objetivos, analisar a organização da cadeia sonora da fala do português a partir de pressupostos teóricos de tendência estruturalista, Um dos objetivos centrais dafonêmica é fornecer aos usuários o instrumental para a conversão da linguagem oral em código escrito.

* A) Premissa 1: Os sons sofrem alterações dependendo do ambiente em que se encontra. Ex: festaque dependendo da região do falante pode ser com s, ʃ, z, ʒ.
B) Premissa 2: por simetria espera-se que para cada som de uma língua seja encontrada um outro som correspondente. Podendo assim, serencontrados segmentos “oclusivo bilabial desvozeado” [p] esperando encontrar o vozeado correspondente [b]. Ex: Sistema vocálicos do português, japonês e bardi:

PortuguêsJaponês Bardi
C) Premissa 3: Aspectos relacionados à articulação das consoantes oclusivas vozeadas e desvozeadas na língua. As categoriasvozeadas/desvozeadas são rótulos que abrigam inúmeros graus em termos fonéticos. Ex: tato e dado.
D) Premissa 4: Decorre das possíveis interpretações silábicas que podem ser dadas a um segmento ou a uma sequência desegmentos. Entende-se por interpretação silábica a análise de um segmento como consonantal ou vocálico em relação à estrutura silábica ou estrutura fonotática da língua. Ex: Gato, correr, céu, folha,lua, dez.

* A) Fonema- unidade sonora que se distingue funcionalmente das outras unidades da língua, método de identificação de um fonema: par mínimo (ou análogo).
B) Alofone- unidade que serelaciona à manifestação fonética de um fonema, alofones de um mesmo fonema ocorre em contextos excluídos. Método de identificação: distribuição complementar.
C) Neutralização: São dois sonsfoneticamente semelhantes que ocorrem em oposição fonológica em certos contextos, mas não estão em oposição fonológica em outros contextos. Em outras palavras, a oposição fonologia que ocorre num contexto...
tracking img