Letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendizagem e desenvolvimento: a concepção genético-cognitiva da aprendizagem

CONTEXTO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO
A teoria genética aborda o estudo da aprendizagem de maneira extremamente peculiar.
O problema do conhecimento
É sabido que Piaget, biólogo de formação, torna-se psicólogo com o objetivo de estudar questões epistemologias.
Quando inicia sua tarefa, por volta da década de 1920,constata que a psicologia da época não compreende elementos teóricos e empíricos suficientes para fundamentar uma teoria psicológica que possa cumprir tal função.
Piaget define a epistemologia genética como disciplina que estuda os mecanismo e os processos mediante os quais se passa “ dos estados de menor conhecimento aos estados de conhecimento mais avançados”.
O método psicogenéticocomplementa os outros dois no plano do desenvolvimento individual: estuda como os seres humanos passam de um estado de menor conhecimento a um estado de maior conhecimento ao longo de seu desenvolvimento. Qualquer questão psicologia deverá ser formulada em uma perspectiva genética.

Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo
O nível de competência intelectual de uma pessoa em um determinado momento de seudesenvolvimento depende da natureza de seus esquemas.
Qualquer aprendizagem terá de ser medida, em relação ás competências cognitivas próprias de cada estágio, já que estes indicam segundo Piaget, as possibilidades que os sujeitos têm de aprender e, por isso, será necessário identificar seu nível cognitivo antes de iniciar as sessões de aprendizagem.
O conhecimento é fruto de uma interação entresujeito e objeto, será essencialmente uma construção.

Os fatores do desenvolvimento
Piaget concebe o desenvolvimento como uma sucessão de três grandes períodos caracterizados cada um por suas estruturas, cada uma das quais surge da precedente, integra-se e prepara a seguinte.
A maturação, a experiência com os objetos e a experiência com as pessoas- são, para Piaget, fatores imprescindíveispara explicar o desenvolvimento.
O desenvolvimento intelectual consistirá precisamente na construção de mecanismo reguladores que assegurem formas de equilíbrio cada vez mais móveis, estáveis e capazes de compensar um número crescente de perturbações.

EQUILIBRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Em 1950, Piaget e seus colaboradores do Centro Internacional de Epistemologia Genética abordam oestudo da aprendizagem de uma perspectiva epistemológica. Des anos mais tarde, Inhelder, Sinclair e Bovet voltaram a estudar a aprendizagem de uma perspectiva mais psicológica.

Problemática e metodologia
A aprendizagem de fatos, de ações, de procedimentos práticos ou de leis físicas, ou é preciso antes postular que para aprender uma estrutura lógica deve-se partir de outra estrutura lógica.Uma aprendizagem consiste simplesmente em acumular novas aquisições que provenham da experiência ou necessidade da intervenção de instrumentos lógicos para ser concretizada.

A aprendizagem operatória é possível
Piaget, Inhelder, Sinclair e Bovet mostram que se pode facilitar a aquisição de noções ou operações mediante as sessões de aprendizagem. Esses progressos indicam que é possível conseguiracelerações da construção operatória: alguns sujeitos com certo nível cognitivo adquirem, depois das sessões de aprendizagem, as competências do nível superior.
A aprendizagem operatória depende do tipo de atividades pelo sujeito
Os resultados indicam que a experiência física é ineficaz para a aprendizagem das estruturas lógicas.
Piaget: para aprender uma estrutura lógica é preciso ativaroutras estruturas lógicas, ou seja, utilizar estruturações que não foram aprendidas no transcurso o que não foram aprendidas no transcurso das sessões experimentais.

A aprendizagem depende do nível cognitivo inicial do sujeito
Como as possibilidades de coordenação mudam ao longo do desenvolvimento, a aprendizagem se fará em função do nível de desenvolvimento cognitivo do sujeito.
Ao mesmo tempo,...
tracking img