Letras- romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
III. Romantismo: 1ª metade do Século XIX

“Casar assim o pensamento com o sentimento, a idéia com a paixão, colorir tudo isto com a imaginação, fundir tudo isto com o sentimento da religião e da divindade, eis a Poesia – A Poesia grande e santa – a Poesia como eu a compreendo sem a poder definir, como eu a sinto sem poder traduzir”. Gonçalves Dias

1. Etimologia do termo romantismo[1]
Oadjetivo romântico deriva do inglês romantic; esse, por sua vez, nasce do substantivo romaunt, de origem francesa (romanz ou romant), que designa os romances medievais de aventuras. No século XVII é usada a palavra Romantismo e seus derivados, na França e na Inglaterra, para designar certo tipo de criação poética ligado à tradição medieval de Romances, narrativas de heroísmo, aventuras e amor, emverso ou prosa, cuja composição, temas e estrutura – particularmente evidenciadas em Ariosto, Tasso e Spencer – eram sentidas em oposição aos padrões e regras da poética clássica.

Um esclarecimento
Cumpre, desde logo, estabelecer uma diferença entre estado de alma romântico, que pode existir em qualquer época, e o movimento literário chamado Romantismo, estilo de época, que configura um estilo devida e de arte que dominou a civilização ocidental durante o período compreendido entre a segunda metade do século XVII e a primeira metade do século XIX.

Momento Histórico:

Na Europa

• Revolução Francesa (1789) e Revolução Industrial
• Primeiro estilo de época em que predominam os padrões da burguesia em ascensão. Corresponde, assim, ao abandono dos padrões aristocrático da arteclássica, (Arcadismo) substituídos pelos ideais de simplicidade, sinceridade e individualidade da arte burguesa.
• Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Visão de mundo centrada no indivíduo.
• Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano,amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo
• Novalis (1772-1801), o grande poeta do romantismo alemão, queria que a poesia fosse uma "arma de defesa contra o cotidiano"; "Tudo é romântico desde que transportado para longe."
• O mal du siècle: denominador comum da literatura alemã, inglesa e francesa entre 1795 e 1815 ( Os românticos são, antes de tudo, intérpretes do mal-estar quesucedeu ao "desencantamento do mundo" — à despoeticização da vida, gerada pelo refluxo da experiência religiosa, dos ideais heróicos e do espírito de aventura: os poetas Wordsworth e Coleridge e Byron, na Inglaterra; Goethe e Schiller, irmãos Schlegel, Novalis, na Alemanha; Chateaubriand, Victor Hugo, Musset, Lamartine, na França.

No Brasil:

• Foi o estilo que prevaleceu, nasletras nacionais, do final da Regência até os primeiros anos subseqüentes à Guerra do Paraguai; logo, a configuração estilística que cobre o início e o apogeu do Segundo Reinado, período em que a velha sociedade senhorial conhece o seu último grande surto de desenvolvimento.
• Além de ser uma reação à tradição clássica, assume, em nossa literatura, a conotação de movimento anticolionialista eantilusitanista, ou seja, de rejeição à literatura produzida na época colonial, em virtude, do apego dessa produção aos modelos culturais portugueses.
• Poética do nacionalismo: indianismo, regionalismo, pesquisa histórica, lingüística e folclórica, além de crítica aos problemas nacionais ─ posturas comprometidas com o projeto de construção de uma identidade brasileira.
• Marco inicial: Suspirospoéticos e saudade (1836), de Gonçalves de Magalhães: novidades teóricas do prólogo em que anuncia a revolução literária romântica.

Características gerais da linguagem romântica

• Maior liberdade formal: o Arcadismo havia sido uma arte revolucionária, do ponto de vista ideológico, porque expressava os interesses da burguesia, classe social que iria promover a Revolução Francesa. Porém, o...
tracking img