Letras falantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

LIBRAS I
Professoras conteudistas/pesquisadoras: CAROLINA HESSEL SILVEIRA Acadêmica: JULIANA CORRÊA DE LIMA Carga Horária: 30h Resumo Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ao estudo da Língua Brasileira deSinais (LIBRAS). Logo, aprenderemos não na seqüência em que os cadernos se apresentam. Lembre-se de que a Libras é uma língua e, como todas as outras, é dinâmica, sofrendo alterações no decorrer do tempo e do espaço e no próprio processo interativo. Nesta disciplina, estudaremos Língua de Sinais e Percepção e um pouco sobre a História e a Cultura Surdas. A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é alíngua dos Surdos, fundamentada pela Lei Federal nº. 10.436, de 24 de abril de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. A disciplina de LIBRAS I abrange quatro unidades: a primeira trata da História do Surdo; a segunda dos Classificadores, que são uma representação da LIBRAS; e a terceira e a quarta unidades versam sobre os sinais básicos da língua de Sinais (LS), taiscomo os sinais de família, pessoas, objetos, cores, animais e calendário. Além disso, aprenderemos também a utilizar as expressões faciais e corporais da LS por intermédio de um vídeo que está à disposição da disciplina. Palavras-chave: Educação de Surdos, História do Surdo, Língua de Sinais.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

2

Unidade A – HISTÓRIA DO SURDONesta unidade, iremos estudar os momentos que marcaram a história dos surdos: como surgiram os professores surdos e ouvintes, como ocorreu o aprendizado da datilologia e dos sinais metódicos, bem como a fundação da educação de surdos e os vários tipos de ensino baseados no Oralismo, na Comunicação Total e no Bilingüismo. É muito importante termos conhecimento sobre a história dos surdos para assimentendermos o crescimento da educação desses indivíduos e compreendermos suas conseqüências. Mas como há pouco registro sobre escolas de surdos no Brasil, é interessante obtermos mais informações dessa história em livros de outros países como: A Máscara da Benevolência, de Harlan Lane; Historia De La Educacion De Los Sordos En Mexico Y Lenguaje Por Senas Mexicano, da autora Margarita G. Adams; Laincreible y triste historia de la sordera, de autoria de G.C.M. Sánchez, entre outros. A.1 – Visão do Mundo O que nós conhecemos da história dos surdos?1 Segundo Eriksson (1998), existem várias histórias que explicam o surgimento e o desenvolvimento do conceito de surdo no mundo. Na Antiguidade, os surdos eram tidos como “deuses” ou como seres diabólicos, os quais precisavam ser punidos. Alémdisso, os surdos, devido ao fato de não falarem, não eram considerados “humanos” nem cidadãos, mas sim incapazes. Eram até mesmo proibidos de casar. Há vários educadores2, cada qual com diferentes métodos de ensino, que se destacam na história da educação de surdos. Na Idade Média, por exemplo, o médico italiano Girolamo Cardano (1501-1576), que tinha um filho surdo, declarou que surdos poderiam serensinados a ler e a escrever sem a utilização da fala.
1

(GLOSSÁRIO) - História dos Surdos: Temos que voltar no tempo e considerar como o Surdo tem sido visto e educado através da história, as dificuldades que passa para se construir enquanto sujeito. Esta história reflete uma realidade social, política e histórica que também vai se refletir na história do Surdo através dos tempos (MOURA,2000). (ASSUNTO) - Educadores: Para conhecer mais sobre os grandes educadores de surdos na história, leia O surdo: caminhos para uma nova Identidade, de Maria Cecília Moura (Rio de Janeiro: Revinter, 2000).
2

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

3

Segundo Moura (2000), existiram vários educadores de surdos na Europa, dentre eles Frei Pedro Ponce de Leon...
tracking img