Letras do governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tesouro Direto

Tesouro Direto é um programa de venda, pela internet, de títulos públicos a pessoas físicas. Títulos públicos são ativos de renda fixa com a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública de investimentos do governo federal em áreas como educação, saúde e infra-estrutura.

Tesouro Direto 2012
Quais são os títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto?Cada título público possui características diferentes quanto ao cálculo do rendimento e o pagamento de juros, tornando-os muito diferentes entre si. Ao oferecerem diversas combinações de possibilidades, tanto quanto escolher entre investir em CDB ou Tesouro Direto, definir qual título interessa mais para você é uma tarefa muito relevante.

Existem três fatores que determinam a característicado rendimento de um título público do Governo Federal, são eles: quando o rendimento será determinado (prefixado ou pós-fixado), quando os juros serão pagos (semestralmente ou no vencimento) e como eles serão calculados (atrelado à Taxa DI, à Selic, ao IPCA, ao IGPM, à TIR ou ao dólar).

É muita opção, né? A escolha entre elas vai depender do seu perfil de investidor e seu objetivo noinvestimento, então que tal passarmos mais detalhadamente por cada uma das opções?

Letras do Tesouro Nacional (LTN): Esse é o título público mais simples e acessível (uma unidade custa sempre menos de R$1.000, mas lembre-se que você pode comprar fracionado). Seu pagamento é prefixado, tem seu retorno definido antes do fechamento do contrato e tem o pagamento da rentabilidade no vencimento da aplicação.Esses títulos são atrelados à Taxa DI (caso queira saber o que é esse índice, dá uma lida na nossa conversa sobre CDI) e seu valor varia conforme o tempo de investimento e o título comprado pelo investidor.

Notas do Tesouro Nacional – Série F (NTN-F): Também prefixado, essa série de títulos possui rendimento calculado com base na Taxa Interna de Retorno (TIR), uma taxa de juros determinada pelopróprio Tesouro Nacional que leva em consideração os rendimentos dos outros títulos públicos. Diferentemente do LTN, o NTN-F possui pagamentos de juros (nesse investimento, chamados de bônus) semestralmente (todo dia 1º de janeiro e 1º de junho).

z


Letras Financeiras do Tesouro (LFT): atrelados à Taxa Selic (já falamos sobre ela, quer ler novamente?), as LFTs são títulos pós-fixados,pois tem seu retorno definido no fim do investimento. O valor de rendimento dessa série é a média diária da Selic ao longo do período de investimento. Assim, conforme o índice muda, mudam também os juros dessa série de títulos públicos. O pagamento do bônus, ou seja, dos juros, é feito no final da aplicação.

Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B): As NTN-B são títulos atrelados ao IPCA,rendendo uma taxa fixa pré determinada (aquela Taxa Interna de Retorno que comentamos acima) mais a variação do IPCA. Caso você queira saber o que é e como é auferido o IPCA, clique aqui. Pós-fixados, esses títulos possuem pagamento semestral de juros.

Notas do Tesouro Nacional – Série B Principal (NTN-B Principal): Com as mesmas características das NTN-B, a série NTN-B Principal tem como únicadiferença o pagamento de juros no vencimento da aplicação. O nome “Principal” vem justamente pelo fato de pagar os bônus junto com o valor principal (nome técnico para os recursos investidos) ao fim do investimento.

Notas do Tesouro Nacional – Série C (NTN-C): pós-fixados, esses títulos possuem como indexador o IGPM, outro índice inflacionário que explicamos nessa matéria aqui. Assim como a sérieNTN-B, seus rendimentos são compostos por uma taxa prefixada (a TIR) e a variação do IGPM. O pagamento dos juros é semestral.



Quais são os custos para investir em títulos públicos?

Como um investimento em renda fixa, eles estão sujeitos aos mesmos tributos de todas as aplicações nessa forma de rentabilidade:

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): A regra para investimento em...
tracking img