Letras 1semestre atps leitura e os sentidos do texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ariely Alves Ortega / Ra: 375635 / E-mail: ariely_eu@hotmail.com
Camila Carvalho Dos Santos / Ra: 378977 / E-mail: camilacarvalho_bto@hotmail.com
Édlyn Souza Martinez Ra: /375452/ E-mail: edlyn_souza@hotmail.com
Wilsiane De Oliveira / Ra: 358371 / E-mail: siane_oliveira@hotmail.com

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

Prof: Dr. Luiz Roberto Wagner

Bonito-MS2012

RESUMO
Esse texto autoral consiste numa análise da Leitura e o Sentido do texto, a interação: autor- texto - leitor, as diferentes formas, estratégias e concepção de leitura, os diferentes Gêneros e tipos textuais, coerência e coesão, e elementos coesivos.
Também abordaremos sobre a reforma ortográfica, que é um conjunto de normas criado para estabelecer a unificação dos países que fala alíngua portuguesa.

Palavras-chave: Leitura e os Sentidos do texto, gêneros textuais, elementos coesivos, concepção de leitura.

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Sempre ouvimos falar o quanto a leitura é importante em nossas vidas. Ler é descobrir novos caminhos, novas ideias, é a maior ferramenta para o processo de descobertas ,é uma atividades extremamente rica e complexa,com ela podemosabranger todos os nossos conhecimentos.
Quando lemos,podemos interagir com que o autor quer nos transmitir. A leitura,assim é entendida como a atividade de captação das ideias do autor,é o que chamamos de interação autor- texto- leitor.No ato da leitura devemos levar em conta as experiência e o conhecimento do autor.
Nem sempre o que lemos é entendido da mesma pelos outro, devido o fato de que cadaindividuo tem um conhecimento de mundo é experiência adquirido ao longo da vida diferentes, cada leitor desempenha tal habilidade de um modo distinta.
A maioria das pessoas encontra dificuldade na leitura, pelo fato de acharem algo cansativo difícil, enfim, têm preguiça de ler. Dentro disso contexto temos um exemplo de leitores que dominam muito bem a leitura, mas ao final não sabem o que leram,eles apenas decodificam as letras, as palavra , mas não compreendem a ideia principal que o autor tenta passar.
Mas existem algumas estratégias para que essas produções de sentido sejam desempenhadas. Koch (2002) afirma que para processamento textual, recorremos a três grandes sistemas de conhecimento linguístico que abrange o conhecimento gramatical e lexical.o conhecimento enciclopédia ouconhecimento de mundo refere-se a conhecimento gerais sobre o mundo.bem como o conhecimento alusivo a vivencias pessoais e eventos enpácia.temporalmente situado o conhecimento interacional :refere-se as formas de interação por meio da linguagem e engloba o conhecimento educacional,comunicacional,metacomunicativo e superestritual.
Fazer a leitura em voz alta, expor os pensamento, prestar atenção nasrepresentação visuais dos acontecimento,fazer uma sintese do texto a medida que lê, e antecipar informações, também podem ajudar na produção de sentido e despertar interem e ser um motivo a leitura.
Mas na pratica de ler e entender o que um texto quer dizer, não é uma tarefa fácil, para compreender a sua sentido é necessário que ele seja coerente e coesivo.
Um texto pode ser incoerente em oupara determinada situação, se o autor não conseguir inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de uma frases.
A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, e o resultado da não contradição as partes do texto e do texto com a relação ao mundo.

Vejamos um exemplo:
“Todo mundo viu o mico leão, mas eu não ouvir o sábio contar”

Assimsendo, a coerência é a correspondência entre as ideias do texto de forma lógica.Ela é também auxiliada pela coesão textual,isto é a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxilio de conetivos,preposições etc.
A coesão é o conjunto de recursos por meio dos quais um enunciado se liga,é a propriedade que os elementos textuais têm de estar interligado.
São elementos de coesão ou elemento...
tracking img