Letrar é mais que alfabetizar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DA ENTREVISTA DE MAGDA B. SOARES "LETRAR É MAIS QUE ALFABETIZAR"

Para Magda Soares, ser alfabetizado é saber ler e escrever. Mas é preciso ir além da simples aquisição do código escrito,é preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, apropriar-se da função social dessas duas práticas; é preciso letrar-se.
"Letramento",Não se trata propriamente do aparecimento de um novoconceito, mas do reconhecimento de um fenômeno que, por não ter, até então, significado social, permanecia submerso. Desde os tempos do Brasil Colônia, e até muito recentemente, o problema queenfrentávamos em relação à cultura escrita era o analfabetismo, o grande número de pessoas que não sabiam ler e escrever. Assim, a palavra de ordem era alfabetizar. Esse problema foi, nas últimas décadas,relativamente superado, vencido de forma pelo menos razoável. Mas a preocupação com o letramento passou a ter grande presença na escola, ainda que sem o reconhecimento e o uso da palavra, traduzido emações pedagógicas de reorganização do ensino e reformulação dos modos de ensinar.
- Como se poderia, então, definir letramento?
- Letramento é, de certa forma, o contrário de analfabetismo.Analfabetismo é definido como o estado de quem não sabe ler e escrever; seu contrário, alfabetismo ou letramento, é o estado de quem sabe ler e escrever. Ou seja: letramento é o estado
em que vive oindivíduo que não só sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais de leitura e
escrita que circulam na sociedade em que vive: sabe ler e lê jornais, revistas, livros; sabe ler e interpretar tabelas,quadros, formulários, sua carteira de trabalho, suas contas de água, luz, telefone; sabe escrever e escreve cartas, bilhetes, telegramas sem dificuldade, sabe preencher um
formulário, sabe redigirum ofício, um requerimento. São exemplos das práticas mais comuns e cotidianas de leitura e escrita; muitas outras poderiam ser citadas.
- Ler e escrever puramente tem algum valor, afinal?
-...
tracking img