letrameto e alfabeizaçao

3019 palavras 13 páginas
Atividade zila
1. As pesquisas têm demonstrado que, no ensino de arte no Brasil existe uma pluralidade de ações individuais representando experiências isoladas com pouca oportunidade de troca, o que se realiza nos eventos, congressos regionais, onde cada vez mais professores se reúnem, mas aos quais a grande maioria não tem acesso.
O que se observa, então, é uma espécie de círculo vicioso...
Escolha uma ou mais:
a. no qual há poucos professores interessados em mudar.
b. no qual não há material adequado para as aulas práticas, nem material didático de qualidade para dar suporte às aulas teóricas.
c. no qual, sem uma consciência clara de sua função e sem uma fundamentação consistente de arte como área de conhecimento com conteúdos específicos, os professores não conseguem formular um quadro de referências conceituais e metodológicas para alicerçar sua ação pedagógica;
d. no qual um sistema extremamente precário de formação reforça o espaço pouco definido da área com relação às outras disciplinas do currículo escolar.
2. Justifica-se a inclusão das atividades com dança na escola e sua valorização como prática de ensino da arte, porque:
Escolha uma ou mais:
a. A ação física é necessária para que a criança harmonize de maneira integradora as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas.
b. Toda ação humana envolve a atividade corporal.
c. A criança é um ser em constante mobilidade e utiliza-se dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas.
d. A arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer.
e. Os povos sempre privilegiaram a dança, sendo esta um bem cultural e uma atividade inerente à natureza do homem.
3. A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais.” Isso significa que: 1) O conhecimento da arte abre perspectivas para que o

Relacionados