Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





Letramento e Alfabetização


Fernanda Gomes de Oliveira RA: 2330432693
Margareth R. do Nascimento Magalhães RA 2329417417:




Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”,sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Tamborim Montez





São Caetano do Sul
2012

Relatório 1: “Estar alfabetizado é...”

Estar alfabetizado é atribuir significados e sentidos ás funções sociais vinculadas à escrita. Estar alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em umcampo social determinado, segundo Gordon Wells3.
Ser alfabetizado vai muito além de usar códigos. Pessoas assim são apenas analfabetos funcionais, escrevem e leem, porém são incapazes de usar essas habilidades na sua vida. Melhor dizendo, são incapazes de dar sentido para aquilo que escrevem e leem. Ler e escrever têm a função de comunicar algo. A prova em questão só terá valor para avaliar ahabilidade leitora se o que for lido fizer sentido e comunicar algo para o leitor. Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidadeestiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada.
O mesmo acontece com a escrita. Apenas escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível. Legível no sentido de usar regras comuns à linguagem escrita e com conteúdo com um mínimo de significado. Não apenas um amontoado depalavras.Não me parece que a prova a ser aplicada para que alguém demonstre ser alfabetizado revele algo nesse sentido.No Brasil e na América Latina, analfabeto funcional é aquele que tem mais de 20 anos e possui menos de quatro anos de estudo formal. No Canadá, a escolaridade mínima é de oito anos.Esses critérios também são relativos. Principalmente quando observamos o desenvolvimento escolarefetivo de muitos daqueles que estudam vários anos nas nossas escolas públicas. Alguns terminam os quatro anos de estudos ainda analfabetos funcionais. Estar alfabetizado de maneira funcional – alfabetismo funcional – envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique, informando-se e expressando-se através dela. A alfabetização se dá pelavida toda.
A cada etapa de minha vida vi uma grande evolução. Quando entrei no infantil fui conhecendo os números, atividades com desenhos, cantigas, entre outras atividades. E com o passar dos módulos (séries) fui alfabetizada, mas com outros métodos, não utilizei a cartilha ou carta do ABC, ou seja, um livro didático dedicado a alfabetização de crianças. Sempre com incentivos, tanto doprofessor quando da família, fui aprendendo coisas novas que até hoje faz parte do meu dia a dia o que resultou em importantes fases de minha vida, embora algumas crianças não tenham acompanhado o desenvolvimento da classe por diversos motivos sendo elas: rebeldia, desatenção, falta de incentivo, entre outros fatores que prejudicam a fase de qualquer criança.
Como uma necessidade de sempre querersempre mais, sempre observei pessoas mais velha, deixando um pouco aquela fase de brincadeiras dedicando mesmo pequena nos estudos, pois, sempre gostei tanto da escola quanto a dedicação de minha professora que sempre teve bons resultados com suas classes mesmo para os não interessados. No meu desenvolvimento de aprendizagem usei muito o caderno de caligrafia o que considero muito importante, embora...
tracking img