Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





Letramento e Alfabetização



Fernanda Paula N. de Melo RA:2307327140
Fernanda Pauline RA:2307321010
Milene Maruya RA:2309320144






Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento eAlfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Profa. Ma. Rosemeire Lopes da Silva Farias
















Jacarei
2012







Estar alfabetizado é...
Não apenas saber assinar o nome. É preciso ser capaz de entender os significados e uso das palavras em diferentes contextos já estivéssemos letrados.
Esta é uma questão importante especialmente agora queestaremos escolhendo os novos representantes municipais deste país e precisaríamos compreender com clareza o que está contido nos pronunciamentos dos mais diversos candidatos .
Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início doaprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada. O mesmo acontece com a escrita. Apenas escrever o que se ouve não faz da pessoa alguém capaz de produzir um texto legível e compreensível. Legível no sentido de usar regras comunsà linguagem escrita e com conteúdo com um mínimo de significado. Não apenas um amontoado de palavras.
Fernanda Paula N. de Melo

Estar alfabetizado é...
A vida nós mostra que de maneira funcional – alfabetismo funcional – envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa secomunique, informando-se e expressando-se através dela. A alfabetização se dá pela vida toda. Mas o que é estar alfabetizado hoje?
Além de dominar a leitura e a escrita, é necessário pensar nas possibilidades de ver, interpretar e problematizar de maneira crítica as imagens da TV, dos filmes, das publicidades, das notícias e dos jornais - saber usar o computador, operar as diversas funções docelular, navegar pelas redes da Internet de forma segura, e compartilhar conteúdos de forma responsável. Nesse universo, a mediação educativa é um dos grandes desafios da mídia-educação.

As mídias clássicas e digitais e suas tecnologias da informação e comunicação não podem mais estar excluídas das experiências escolares de ensino-aprendizagem.

Ou seja, precisamos trabalhar educativamente comesse universo midiático de forma crítica, aprender a operar com seus diferentes códigos, a nos expressar utilizando as múltiplas linguagens e compartilhar tais produções de forma responsável.

Milene Maruya



Estar Alfabetizadoé...



Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. Há alguns anos, não muito distantes, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome, porque dela, só interessava o voto. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tiposde textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras em diferentes contextos.
Para a lei saber ler e escrever basta mas nós sabemos q não é só isso...às vezes a pessoa sabe ler mas não entende nada do q está lendo...não sabe interpretar...
Mas no nosso país tão cheio de dificuldades...em muitas...
tracking img