Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Robson Diniz de Oliveira
Luciana Matias Cavalcante
RESUMO
Este artigo discute práticas de letramento na EJA, por meio da análise de dados de uma pesquisa realizada em parceria com 15 educandos em processo de alfabetização e uma professora da Educação de Jovens e Adultos de uma escola do campo do município deParnaíba-Piauí. O objetivo do estudo é perceber se as práticas de alfabetização na EJA estão pautadas numa perspectivas do letramento, para tanto contamos os estudos de Macedo (2005); Soares (1998; 2002); Vigotsky (2008); Freire (1996; 1987); Tfouni (2002); Maciel (2009); Castanheira (2009), dentre outros. O estudo apontou para a descrição de uma realidade ainda longe da que se almeja como parâmetro para aEJA, pois as práticas de letramento nessa modalidade de ensino ainda são escassas, e isto se deveu, principalmente, aos modelos imediatistas criados no passado que visavam somente à aquisição dos códigos linguísticos. Os dados revelam, ainda, que, quando as práticas escolares estão vinculadas às práticas sociais, possibilitam uma melhor aprendizagem, gerando conteúdos mais significativos para oseducandos em relação à metodologia de ensino e aprendizagem utilizada, bem como à leitura e escrita em uso.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento. Práticas de alfabetização e letramento. Educação de Jovens e Adultos.
1. INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade de ensino oferecida a pessoas excluídas do processo escolar, portanto, tem como finalidade solucionar aproblemática do grande contingente de discentes analfabetos ou fora da faixa etária, que não conseguiram cursar a série em tempo adequado. Nesse contexto, é importante conceituar alfabetização e letramento, haja vista que o processo de alfabetização é apropriação do sistema alfabético, leitura e escrita e o letramento é o uso desse conhecimento no seu cotidiano, participando assim das práticas sociais quecercam o indivíduo. Ao fazer isso, percebemos que os dois envolvem a aquisição da leitura e escrita, por tanto, estão ligados, separando-se quanto à natureza e finalidade.
É, portanto, importante estudar a alfabetização e letramento na EJA, haja vista que esta modalidade de ensino é apontada como uma política pública educacional que, acolhe jovens e adultos. Assim, a EJA é uma temática de extremarelevância, pois ao longo dos anos tem ficado em segundo plano, por isso o alto índice de analfabetismo. Atualmente, essa realidade vem mudando, pois foram criadas leis que amparam a EJA tentando acabar com a exclusão social que permeou durante muito tempo.
Consideramos, portanto, que a educação de Jovens e Adultos é a oportunidade para aquelas pessoas que, por várias razões, não tiveram a devidaescolarização na idade certa. Os jovens e adultos sentem a necessidade de voltar ou começar a frequentar a escola, querem aprender a ler e escrever e se alfabetizar. Entretanto, para que um indivíduo possa ler é necessário que ele não só domine as habilidades de decodificação da escrita, mas compreenda o que está lendo, é isso que os alunos buscam. Para que esse processo se dê da melhor formapossível é preciso que a proposta pedagógica utilizada seja apropriada, baseando-se nas experiências trazidas pelos discentes.
Acreditamos, ainda, que a metodologia e os recursos precisam levar em conta as características dos sujeitos da EJA, pois se for a mesma usada com as crianças, esses discentes (jovens e adultos) irão se sentir deslocados de sua realidade e a chance de desistirem é enorme.Para que isso não ocorra o educador deve pautar suas práticas pedagógicas nas reais necessidades desse público. Por isso, se faz necessário efetuar o processo da alfabetização dentro das perspectivas do letramento, pois assim o educando poderá perceber o uso do que ele aprendeu no âmbito escolar dentro do seu cotidiano, facilitando assim a compreensão tanto do código linguístico, como também a...
tracking img