Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO........................................................................03

2- OBJETIVOS............................................................................04

3- JUSTIFICATIVA.....................................................................05

4- REVISÃO TEÓRICA..............................................................06

5-METODOLOGIA................................................................ ..19

6- CRONOGRAMA..................................................................20

7- BIBLIOGRAFIA.....................................................................21

8- ANEXOS...............................................................................23

1- INTRODUÇÃO

Percebe-se que nem todo indivíduo que aprende a lere escrever está necessariamente alfabetizado. Existe aquele que é analfabeto funcional. Esse é aquele que é quase completamente analfabeto no sentido literal do termo ou pessoa aparentemente alfabetizada. O seu grau de alfabetização é insuficiente para que exerça funções básicas na sociedade, tais como: ler uma estória infantil, cozinhar seguindo receitas, ler jornal ou revista, montar ouconsertar objetos lendo manual de instruções, ler bulas de remédios, embalagens de alimentos, instruções de segurança, cartazes explicativos, entre outros.
Porém, é percebido que seu nível de conhecimento é insuficiente. Quando isso acontece, poderíamos dizer que existe uma diferença entre estar alfabetizado e ser letrado, portanto, sabendo ler e escrever. Neste projeto, pretendo fornecer informaçõessobre essa diferença de ser letrado ou alfabetizado, e uma visão geral do problema do analfabetismo funcional em turmas da E.J.A. (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola pública do Distrito Federal, de suas causas e conseqüências, tendo em vista que a alfabetização é uma necessidade para todos os indivíduos, mas uma alfabetização de qualidade, que lhes permita desempenhar atividades associadasao trabalho, à vida doméstica e o pleno exercício de seus direitos e responsabilidades como cidadão.
Trata-se, portanto, de analisar um aspecto central da nossa cultura: a qualidade e uso da leitura e da escrita, esses instrumentos valiosos de que dispomos, para comunicar, obter informações e agir sobre a realidade.
Esperamos que as idéias e informações aqui discutidas contribuam, pararepensar as políticas educacionais e propostas de melhoria da qualidade da educação, principalmente nas práticas relacionadas à leitura, escrita e interpretação.

2- OBJETIVO GERAL

Detectar os níveis de letramento e/ou alfabetização em que se encontram alunos provenientes de turmas da EJA no DF e verificar as causas de suas dificuldades com a leitura.

2.1-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Obterinformações sobre as práticas relacionadas à leitura em sala de aula e sua contribuição para o uso dessa habilidade dentro e fora do contexto escolar;
Analisar criticamente trabalhos e descobrir o porquê das deficiências que por ventura existem.
Descrever as características da leitura de alunos da educação de jovens e adultos
Propor práticas pedagógicas que considerem a aprendizagem da leiturae escrita sob a ótica do letramento.
Analisar as deficiências mais comuns no aluno da EJA que impossibilitam o uso social da escrita, a inserção desse aluno no mercado de trabalho, bem como o exercício pleno de sua cidadania.

3. JUSTIFICATIVA

Muito já se discute e se estuda sobre a questão do analfabetismo funcional e do letramento (que estão interligados) no Brasil e no mundo.Organizações Não Governamentais têm fornecido dados fundamentais sobre esse fenômeno em nosso país, como o instituto Paulo Montenegro, a Ação Educativa e o INAF (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional) com o objetivo de oferecer à sociedade brasileira informações sobre habilidades e práticas relacionadas à leitura, escrita e matemática da população.
Muitas vezes, nos discursos da imprensa ou de...
tracking img