Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sapiens - Faculdade De Ciências Humana
Programa De Mestrado E Doutorado
Docência Da Educação Brasileira
Professora: Antônia de Araújo Fárias



Disciplina: Educação e Letramento



Zenaide Barros Cândido

Parnamirim,11 novembro 2012

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO UMA PRÁTICA POSSÍVEL
 
 
 
RESUMO
Esseartigo traz uma visão de alfabetização, como um processo diário e reflexivo relacionado ao ato da leitura e da escrita, através de experiências sociais significativas. Ainda pensa sobre a origem do termo letramento, como complemento à alfabetização de forma a da sentida o cotidiano social no qual o sujeito está inserido. Percebemos que é decisivo a atuação comprometida do educador no levantamentoe reconhecimento dos saberes prévios dos sujeitos envolvidos nesse processo, assim atribuindo significado e construindo autonomia no processo de ensino-aprendizagem desse sujeito.
 
Palavras-chaves: aprendizagem, alfabetização, letramento.

Abstract
 This article presents a vision of literacy as a daily process and reflective related to the act of reading and writing through meaningfulsocial experiences. Still thinking about the origin of the term literacy, in addition to literacy so that the felt the everyday social in which the subject is inserted. We realized that decisive action is committed educator in the survey and recognition of prior knowledge of the subjects involved in this process, thus adding meaning and building autonomy in the teaching and learning of this subject.Keywords: learning, literacy, literacy.

INTRODUÇÃO
 
A educação não é um processo fácil e homogêneo cada um segue um percurso distinto dentro de sua modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender. A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não-aprender temporário. É fundamental ao professor conhecer a história que cada sujeitoconstruiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluir de um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento. Piaget diz que a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas oumentais sobre objetos que , provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação dessas ações, e assim, em construção de esquemas ou conhecimentos.
O conhecimento é um processo de construção pelo indivíduo, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às preções do meio. ou seja se faz necessário uma interação entre o sujeito e o meio as experiências anteriores servem de basepara as novas construções.
Para que esta construção se torne pragmática se faz necessário que o pedagogo(professor) interfira gerando conflitos que irão resultar em conhecimento através da adaptação e acomodação(organização).
Desta forma, a aprendizagem envolve inúmeras características, sendo necessária uma identificação e uma relação prazerosa, tanto com o conhecimento, como também com oeducador, num processo dinâmico, ativo e contínuo; pois aprendemos desde o nascimento até a morte.
O professor que ensinar por mera ação, de repetição, desqualifica todo o espaço educativo, que é o espaço de relação. Na alfabetização, ler e escrever por saber apenas, por estar meramente alfabetizado aponta para um índice quantitativo, diferente de quem realmente se beneficia deste conhecimento e outiliza diariamente, tornando esse processo qualitativo e significativo.
Alfabetizar, também é um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, quando realizada com comprometimento, pois oferece condições aos educandos de se utilizarem dos seus conhecimentos para refletir sobre sua ações em sociedade. 
Falaremos na primeira parte deste artigo sobre o conceito de alfabetização,...
tracking img