Letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma pequena análise de um assunto muito discutido no meio educacional: O letramento e a dificuldade de seu total implementação.
Em muitos casos , o processo de alfabetização e a leitura nas séries iniciais são assuntos tratados com menor valor dentro de um currículo conteudista que valoriza muito mais a quantidade do que a qualidade. Oensino da língua materna se concentra no ensino da gramática isolada, onde não há um porquê ou para quê.
A importância da contextualização é debatida por inúmeros estudiosos, porém há um grande abismo entre a teoria e a prática exercida nas salas de aula.Talvez com um trabalho mais significativo para o aluno, muitos problemas como o analfabetismo funcional pudessem ser combatidos.“Um grande contingente de crianças convivem na escola restrito pelos textos e materiais didáticos que circulam em seu contexto social, limitado pelos seus espaços mediadores de práticas e em especial, por uma prática pedagógica que, assumindo a lamentação como escudo, se exime de realizar o que é preciso: esforçar-se por ensinar a ler, escrever, falar, a ouvir,esforçar-se por, cada um a seu modo, suprir necessidades culturais que os outros espaços não são capazes de provocar.”
(MELLO,M.C.;RIBEIRO,A.E.A. Letramento: Significados e tendências.)

Atualmente, muito tem sido discutido sobre a educação e seu papel transformador na sociedade. Vários teóricos questionam sobre os métodos, sobre qual seria o melhor caminho a ser seguido. Neste contexto,visivelmente há um confronto entre aqueles que estudam o assunto e o que na prática vivenciam a questão, em especial a alfabetização e o letramento. Há o confronto do ideal com o real, o tradicional e o moderno, o belo e o possível. Certamente, devem haver caminhos conciliem as concepções teóricas com a realidade das escolas brasileiras.
Como definição de letramento, Marlene Carvalho (2005) diz que letradoé “alguém que se apropriou suficientemente da escrita e da leitura a ponto de usá-las com desenvoltura, com propriedade para dar conta de suas atribuições sociais e profissionais.” O individuo que realmente entende o que le e faz da escrita um instrumento de comunicação ativo, introduzindo-as na sua realidade de vida, é capaz de produzir mudanças significativas em sua vida e em vidas ao seuredor (Magda Soares, 1998).
De fato, mais do que um belo ideal, é uma necessidade para a qual as escolas brasileiras precisam estar atentas: a leitura precisa ir além dos questionários e de ser tratada como ponto de partida para a exploração da gramática. O ato de ler deve ter sentido, um propósito, ainda que seja puro prazer, mas precisa acrescentar algo ao leitor.
A maior preocupação da escoladeveria ser em formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de entender e interagir no mundo que os rodeia. Mas hoje a realidade é outra, pois contrasta com imensos currículos conteudistas que visam somente preparar o vestibulando do amanhã e se esquecem de cuidar do cidadão do amanhã. Isto, nas melhores das abordagens, estamos falando das escolas particulares. A realidade públicaé muito mais preocupante. Principalmente nas redes municipais e estaduais, conseguir ser alfabetizado é motivo de orgulho. Quantas crianças não chegam ao quinto ou sexto ano sem sequer conseguir ler, mesmo que de forma precária? Ainda há os que por algum esforço individual familiar ou uma especifica professora conseguem ser alfabetizados adequadamente, porém se detendo numa mera decodificação decódigos que quando aglutinados em frases e textos não conseguem fazer sentido algum em seus leitores.Como relata Leiva Leal(2005), “não se trata, portanto, de mensurar o quanto o sujeito conhece, nem o quanto sujeito le e escreve, mas, fundamentalmente, de saber que relações estabelece e que usos faz do conhecimento e do aprendizado do ler e do escrever.” É papel da escola desenvolver esse...
tracking img