LETRAMENTO E ALFABETIZA O1

1165 palavras 5 páginas
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Seqüência didática
Substantivo
E
Adjetivo

PLANO DE AULA
Substantivo

TÍTULO
Livro: Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

PÚBLICO ALVO
Crianças do Segundo ano do Ensino Fundamental; faixa-etária 8 a 9 anos.

DURAÇÃO
Um mês

JUSTIFICATIVA
Para a compreensão da função ao uso do gênero do substantivo em textos. Através desse gênero descobrimos a sua influência para nomear coisa, objetos.
E a partir daí estimular a ampliação do vocabulário e a compreensão da leitura.

OBJETIVOS
Diagnosticar o que os alunos já sabem sobre substantivo.
Compreender o que é substantivo.
Entender a importância do aprendizado desse gênero e como identificá-lo.
Incentivar a leitura.
Incentivar a socialização e o interagir.

CONTEÚDOS
Língua Portuguesa – Interpretação Textual

RECURSOS
Livro Menina bonita do laço de fita, leitura, dramatização, confecção de cartazes explicativos, livros didáticos, atividades impressas, revistas, jornais, gibis.

DESENVOLVIMENTO
Socializar brevemente com a classe sobre a história do livro, Menina bonita do laço de fita, fazer a leitura com dramatização para trazer a criança para o mundo mágico da leitura. Depois da leitura o professor perguntará as crianças o que elas gostaram da leitura, o que entendeu o que chamou atenção e, que através deste livro iríamos aprender sobre um assunto muito interessante e importante á todos, iríamos descobrir sobre substantivos, que é tudo aquilo que dá nome aos seres. Mais o que é substantivos, pergunta o professor?
O professor oferece um momento para a interação das crianças, falar o que sabem ou falar sobre o que não sabem, caso surja alguma palavra que elas desconheçam procurar o significado no dicionário e a partir daí, o professor explica o conteúdo.
O professor mostrará objetos e compararão á alguns desses relacionados ao texto do livro, tendo esses exemplos concretos, essas demonstrações, o professor apontará onde esta os substantivos descritos no texto e permitirá com que as

Relacionados