Letramento e alfabetização: as muitas facetas

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião Anual da ANEP-GT Alfabetização, Leitura e Escrita.. Poços de Caldas- MG, 7de outubro de 2003

Magda Soares nasceu em MinasGerais, é professora titular emérita(1998) da Faculdade de Educação da UFMG e pesquisadora do CEALE (Centro de alfabetização, Leitura e Escrita). Consultora: CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FACEPE,FAPEAL. É autora de vários livros, capítulos de livros e artigos sobre o ensino da língua escrita, é também autora de coleções didáticas para o ensino de Português, sendo a mais recente: "Português- umaproposta para o letramento (8 volumes para o ensino fundamental, Editora Moderna)".

Letramento ou alfabetização qual o melhor caminho?


No texto: “Letramento e alfabetização: as muitas facetas”, a autora Magda Soares quer demonstrar que a alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, porém distintos. Destaca a importância dos métodos no ensino na alfabetização e dá ênfase àverdadeira ideia de letramento.
Para a autora é muito importante essa distinção e clareza da especificidade de cada um desses conceitos uma vez que afirma a ocorrência de uma falsa compreensão dosdois no sistema educacional brasileiro, e isso está criando altos índices de fracasso escolar no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita.
Para Soares esse fato deve-se, sobretudo àmá interpretação da ideia de letramento, ou seja, o professor deixa de “alfabetizar para letrar”.
As escolas, com a chegada das discussões sobre o letramento, deixaram de trabalhar as questõesrelacionadas à alfabetização, contemplando apenas o trabalho com gêneros textuais. Os professores começaram a achar que o educando se alfabetizaria apenas pelo contato com os textos que circulam nasociedade, sem que para isso fosse mais preciso trabalhar de forma sistemática a escrita alfabética. Soares afirma que esses dois processos, mesmo sendo indissociáveis, perderam suas especificidades,...
tracking img