Letramento digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No espaço escolar, contribuir ou trabalhar com letramento digital significa apresentar para a comunidade essas novas tecnologias de informação e comunicação, afim de que todos possam usá-lascomo instrumento de aprendizagem que auxiliam no processo pedagógico e contextos sociais desses grupos.
Há profissionais da educação que partem do principio de letramento digital, porem há de seconcordar que atuam de maneira ainda restrita e tímida, visto que muitos adotam uma posição defensiva em relação às mídias e às tecnologias digitais. Isso porque não se dedicam a repassar aosalunos conhecimentos específicos relativos às tecnologias. A inserção do computador-internet no processo pedagógico ocorre, principalmente, por meio de trabalhos realizados via ambientes virtual(como mostra na imagem, produção em série).
Atualmente é impossível desconsiderarmos as contribuições do letramento digital no meio educacional. Isso porque a figura do professor como o únicocaminho para o conhecimento não esta tão centrada diante dessa sociedade marcada pelo digital e pelo novo perfil de estudantes que se apropria dos meios de comunicação e informação para buscarexpandir os horizontes do saber.
As redes sociais constituem os espaços virtuais como uma poderosa estratégia para garantir a interação e trabalho cooperativo entre os educandos e professores,utilizando as tecnologias de comunicação e informação disponibilizadas na Web: blog, fórum de discussão, lista ou grupo de discussão, twitter, e-mail, chat, Messenger, facebook, live space,wordpress, wik space, etc. No entanto a aplicabilidade das ferramentas que servem de espaço virtual para as redes sociais, no meio educacional, terá êxito se houver uma formação adequada dosprofessores para que o sujeito possa ser co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um problematizador dos conhecimentos construídos por eles, diz a professora Jussara Oleques, do blog EMEF.
tracking img