Letra

Páginas: 4 (857 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2012
1. Modelo Atômico de Dalton
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Os principais postulados da teoriade Dalton são:
1. “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
2. “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.3. “Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.
4. “Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos”.
5. “As reações químicascorrespondem a uma reorganização de átomos”.
6. “Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.
A conservação da massa durante uma reação química(Lei de Lavoisier) e a lei da composição definida (Lei de Proust) passou a ser explicada a partir desse momento, por meio das idéias lançadas por Dalton.

2. Modelo Atômico de Thompson
Pesquisandosobre raios catódicos e baseando-se em alguns experimentos, J.J. Thompson propôs um novo modelo atômico. Thompson demonstrou que esses raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículascarregadas de energia elétrica negativa. A essas partículas denominou-se elétrons. Por meio de campos magnético e elétrico pôde-se determinar a relação carga/massa do elétron.
Conseqüentemente,concluiu-se que os elétrons (raios catódicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria pois observou que a relação carga/massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado. O gás era usadono interior de tubos de vidro rarefeitos denominadas Ampola de Crookes, nos quais se realizavam descargas elétricas sob diferentes campos elétricos e magnéticos.
Esse foi o primeiro modelo adivisibilidade do átomo, ficando o modelo conhecido como “pudim de passas". Segundo Thompson, o átomo seria um aglomerado composto de uma parte de partículas positivas pesadas (prótons) e de partículas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • letras
  • letras
  • letras
  • Letras
  • Letras
  • Letras
  • letra
  • Letras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!