Letra de jornal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título
Pratica I - letra de jornal

3. Objetivo
Aprender e ter conhecimento do manuseio de um microscópio

4. Introdução Teórica
a) Identificar as partes do microscópio
-Ocular: é a lente superior do microscópio, serve para ampliar e projetar os objetos na nossa retina.
-Objetivas: lentes que estão fixas no revolver possuem quatro lentes, naqual o mínimo é 2,5X e o Maximo 100X(aumento somente das objetivas).
-Platina: local onde é fixado a lamina para a observação, onde possui uma passagem para a luz.
-Charriot: é composto por dois parafusos que movimentam a lâmina a ser observada no plano vertical (norte-sul e leste-oeste), e por uma presilha que se destina a segurar a lâmina.

-Condensador: sistema de lentes que tem a finalidadede projetar luz em forma de cone sobre o material a ser observado, onde está luz deve passar pela lamina e lamínula.

-Diafragma: está disposto no condensador é utilizado para fechar ou abrir a passagem de luz.

-Controle de ajuste de luz: como o próprio nome já diz, ele tem a função de controlar a intensidade da luz que é projetada pelo condensador.

-Micrométrico: utilizado para ajuste dofoco da imagem.

-Macrométrico: utilizado para a movimentação da platina para baixo ou para cima.

-Filtro azul: é utilizado para diminuir o foco da luz.
-Revolver: suporte das objetivas.

b) Descrever os tipos de microscópios e diferencia-los.
Microscópio óptico: é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta capazes de enxergaratravés da luz, estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho ou sem óculos.
É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens. Microscópio Ótico funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz.
O Microscópio Eletrônico: A diferença básica entre os microscópiosóticos e eletrônicos é que neste último não é utilizada a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. Estas lentes ampliam a imagem gerada pela passagem do feixe de elétrons no material e a projetam para uma tela onde é formada uma imagem de pontos mais ou menos brilhantes, semelhante à de um televisor embranco e preto.
Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio. O material a ser estudado passa por um complexo processo de desidratação, fixação e inclusão em resinas especiais, muito duras, que permitem cortes ultrafinos obtidos através das navalhas de vidro do instrumento conhecido como ultra micrótomo.
O microscópio Digital: Um microscópio digital é composto por ummicroscópio, uma câmera de vídeo e uma tela de visualização. Oculares não entram no jogo, já que a imagem pode ser colocada em uma tela de vídeo.

Microscópio Composto: Um dos microscópios mais comuns, o microscópio composto usa duas lentes para ampliar uma estrutura: a lente objetiva e a lente ocular.

Microscópio Estéreo: Também conhecido como microscópio de dissecção, tem duas objetivas para capturarluz e criar efeito tridimensional para o observador.

c) Descrever as técnicas gerais de preparação de lâminas.
Há duas técnicas gerais para a preparação de lâminas, que são: suspensão de microrganismos por meio aquoso e esfregaços a secos, fixados e corados.
A preparação da lamina a seco e em gota permitem que ocorra o exame de microrganismo em condições normais de vida, suspensos em liquido.A preparação a fresco é realizada colocando-se uma gota de liquido que contém microrganismos sobre a lâmina e cobrindo com uma lamínula. Este procedimento visa na evaporação e eliminação o efeito de corrente de ar. A gota pode ser circulada com um anel a parafina ou similar o que vai possibilitar a selar a lamínula sobre a lâmina.
Já a preparação em gotas pendentes é feita pela colocação de...
tracking img