Lesoes musculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lesões musculares

Existem três tipos de fibras musculares. Suas características diferenciam-se quanto a: estrutura, fisiologia e metabolismo.
Fibras Tipo I: fibras de contração lenta, porem mais resistente a fadiga. Metabolicamente, são dotadas de muitas mitocôndrias(organelas responsáveis pelo metabolismo aeróbio), enzimas aeróbias e capilares sanguíneos (microvasos sanguíneos quefacilitam a perfusão de oxigênio pelos músculos). Por isso, são dotadas de uma alta capacidade para oxidar (queimar) gorduras, carboidratos e, inclusive, ácido lático;

Fibras Tipo II: subdivididas em:
Tipo II A: possuem características contrateis rápidas, ou seja, contraem-se rapidamente, mas são dotadas de características metabólicas semelhantes as fibras de contração lenta. Possuem uma capacidadeoxidativa razoável, inferior à contração lenta, mas que pode aumentar consideravelmente. No entanto, seu verdadeiro potencial esta no metabolismo anaeróbio de media duração (1 a 3 min). As fibras II A são capazes de gerar energia independentemente da presença de oxigênio, produzindo como subproduto de seu trabalho o ácido láctico;

Tipo IIB: são chamadas de fibras de contração rápida verdadeiras,pois sua velocidade de contração é rápida e suas propriedades metabólicas possuem um baixo caráter oxidativo e um alto potencial para o fornecimento de energia de curta(1 a 50 segundos) e media (1 a 3 min) duração.

Vários fatores podem influenciar na gênese de lesões musculares, quanto ao nível da atividade. Entre eles, destacam-se a freqüência, a intensidade e a duração das atividades. Ostraumas esportivos, as lesões musculares estão entre as mais freqüentes.

Fisiologia da Contração

A fisiologia da contração muscular ocorre por varias etapas e, do estimulo da contração muscular ate a sua execução, as etapas são as seguintes.

- um potencial de ação trafega ao longo de um nervo motor ate suas terminações nas fibras musculares;
- em cada terminação, o nervo secreta umapequena quantidade de substancias neurotransmissora, a acetilcolina;
- essa acetilcolina atua sobre uma área localizada na membrana da fibra muscular, abrindo numerosos canais acetilcolina-dependentes dentro de moléculas protéicas na membrana da fibra muscular;
- a abertura destes canais permite que uma grande quantidade de íons sódio flua para dentro da membrana da fibra muscular no ponto terminalneural. Isso desencadeia potencial de ação na fibra muscular.

- o potencial de ação cursa ao longo da membrana da fibra muscular da mesma forma como o potencial de ação cursa pelas membranas neurais;
- o potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também passa para profundidade da fibra muscular, onde o faz com que o reticulo sarcoplasmático libere para os miofibrilas grandequantidade de íons cálcio, que estavam armazenados no interior do reticulo sarcoplasmático;
- os íons de cálcio provocam grandes forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que eles deslizem entre si, o que constitui o processo contrátil;
- após fração de segundo, os íons de cálcio são bombeados de volta para o reticulo sarcoplasmático, onde permanecem armazenados ate queum novo potencial de ação chegue; essa remoção dos íons cálcio da vizinhança das miofibrilas põe fim à contração.

O mecanismo de contração muscular será demonstrado a teoria dos filamentos deslizantes, uma serie de hipóteses é admitida para explicar como os filamentos deslizantes desenvolvem tensão e encurtam-se, umas delas é a seguinte:

- com o sitio de ligação de ATP livre, a miosina seliga fortemente a actina;
- quando a molécula de ATP se liga a miosina, a conformação da miosina e o sitio de ligação se tornam instáveis liberando a actina.
-a religação com a actina provoca a liberação do ADP e a cabeça da miosina se altera novamente voltando a posição de inicio, pronta para mais um ciclo.

Histologia e fisiopatologia

As lesões musculares podem surgir de forma direta,...
tracking img