Lesoes mais frequentes no basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este estudo teve como objetivo identificar as principais lesões que ocorrem em jogadores de basquetebol masculino. Participaram do estudo 22 jogadores do sexo masculino com idade entre 15 e 18 anos. O instrumento utilizado foi o questionário, com perguntas abertas e fechadas, e seus resultados mostraram que 82% dos atletas apresentaram algum tipo de lesão. Foram identificadas 27 lesões,sendo 17 nos membros inferiores (63%) e 10 nos membros superiores (37%). As lesões mais frequentes nos membros inferiores identificadas nesta pesquisa, foi na região do joelho com 13 relatos, sendo 5 ocorrências por tendinite. Nos membros superiores, a lesão mais frequente foi na região dos dedos, com 6 relatos, sendo a luxação e a fratura as principais causas de lesões nesta região. Com estapesquisa, concluímos que um trabalho fisioterapêutico preventivo seria uma das opções efetivas para que não ocorram tantas lesões.

Palavras Chave: Basquetebol; Lesões esportivas; Lesões no Basquete.

INTRODUÇÃO
     As lesões podem ser consideradas como o principal fator de afastamento de atletas de sua modalidade esportiva. Esse afastamento é prejudicial, pois influencia diretamente no seudesempenho físico e técnico, além dos possíveis prejuízos psicológicos, já que a recuperação pode ser demorada, exigindo dele muita paciência e cautela para voltar à atividade, conseqüentemente a equipe também é prejudicada.( DE ROSE, FERREIRA, DE ROSE JR., 2006 )
Modalidades esportivas coletivas (basquetebol, futebol, futsal e handebol) têm suas lesões especificas, considerando-se que os atletasmantêm um contato físico constante. Incluindo-se a elas o voleibol, podem-se também considerar as lesões decorrentes dos constantes deslocamentos, saltos e movimentos bruscos.
O basquetebol é um esporte que exige contato entre os jogadores tanto na defesa quanto no ataque. É jogado por dez atletas que ocupam simultaneamente um espaço de 420m². No entanto, a maioria das ações acontece em meia quadra(210m²) o que dá ao jogo uma dinâmica especial e aumenta a probabilidade desse contato. Nesse esporte, a maior carga de trabalho ocorre nos membros inferiores provocando um grande número de lesões em função dos deslocamentos, mudanças bruscas de direção e saltos. Outra característica importante do basquetebol é a variabilidade de ritmo e intensidade na execução das ações (DE ROSE, FERREIRA, DEROSE JR., 2006)
Apesar de não ser considerado um esporte violento, as pequenas dimensões da quadra e o numero de jogadoras disputando simultaneamente o mesmo espaço, provoca frequentemente contatos corporais, o que pode causar os mais variados tipos de lesões.
O objetivo do trabalho foi identificar as lesões mais freqüentes que ocorrem em jogadores profissionais desta modalidade e o motivo peloqual se lesionam.

BASQUETE – HISTÓRIA
O Basquetebol, conhecido mundialmente por Basquete, foi criado em 1891 em Springfield, Estado de Massachussts nos Estados Unidos, por James Naismith, professor de educação física, ( Medalha, 2001).
Devido a poucas opções de atividades físicas em locais fechados, Naismith decidiu, então, inventar um esporte que não houvesse muito contato físico, que seriamenos violento que o futebol americano e também que fosse um esporte dinâmico. Após algum tempo, chegou à conclusão que este esporte deveria ter um alvo fixo, e que não fosse jogado com os pés, o que aumentaria a possibilidade de choque entre os alunos, então decidiu que este jogo seria jogado com as mãos, (CBB, 2008).
Atualmente o basquete é um dos esportes coletivos maispraticados em todo o mundo, organizado desde 1932 pela FIBA (Federação internacional de Basquetebol). “A FIBA é o organismo internacional que dirige todos os eventos com seleções representativas dos seus filiados e disciplina o esporte em termos de regulamentos e condições para participação.” (Medalha, 2001). Nos EUA, foi criada a NBA, organização responsável pela organização de eventos e campeonatos...
tracking img