Les-lupus eritematoso sistemico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES)
O que é?
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória autoimune de causa desconhecida.
Acredita-se que a doença acontece quando, em pessoas geneticamente predispostas, ocorre a ação de agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) que, ao entrar em contato com o sistema imune do indivíduo, induzemo mesmo a produção inadequada de anticorpos. Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (são denominados auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas.
Há períodos de inatividade que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes podem não desenvolver complicações graves. Não é transmissível e suas manifestações variam muito deum paciente para outro. Há casos simples (que exigem intervenções médicas mínimas) e graves (com danos a órgãos vitais, como: pulmão, coração, rim e cérebro).
Hoje, em dia, o LES é uma doença razoavelmente comum no consultório dos reumatologistas. Devido ao melhor conhecimento médico e avanço em métodos diagnósticos o LES tem sido diagnosticado com mais freqüência e seu prognóstico é muitomelhor do que há 15 anos atrás.
A doença atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva, iniciando-se mais comumente entre 20 e 40 anos.
A detecção precoce pode prevenir lesões graves no coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins e sistema nervoso. O desenvolvimento da doença está ligado a predisposição genética e fatores ambientais, como luz ultravioleta e algunsmedicamentos, como hidralazina, procainamida e hidantoinatos. Com o tempo as reações imunológicas causam lesões teciduais, formação de complexos antígeno-anticorpo e fixação de complemento, além de citotoxicidade mediada por anticorpos (anti-hemácias, antiplaquetários e antilinfócitos).
Embora a causa do LES não seja conhecida, acredita-se que é necessário que envolvam simultaneamente fatoresgenéticos e hormonais estimulados por fatores ambientais (como luz do Sol) para o desencadeamento desta doença. É uma doença autoimune, ou seja, se caracteriza por apresentar alterações da resposta imunológica, com presença de anticorpos dirigidos contra o próprio organismo.
Conforme a doença se desenvolve as seguintes alterações são detectadas:
* Diminuição das células T citotóxicas.
*Diminuição dos linfócitos T reguladores (inibidores de resposta imunológica).
* Aumento de CD4+.
* Ativação anticorpo policlonal (estágios iniciais).
* Excesso de linfócito B por defeitos na apoptose (morte celular programada).
* Defeito nos sinais das células do sistema imunológico resultando em aumento da resposta para o cálcio, fosforilação de proteínas do citosol e baixo fatornuclear kappa B (NFkB).
* Aumento da produção de citocinas Th2.
Por causa dessas alterações acredita-se que a patogenia envolva algum defeito básico na manutenção da auto-tolerância com ativação das células B (linfócitos B). Esse processo pode ocorrer secundariamente a alguma combinação de defeitos hereditários na regulação das células T auxiliares (Th-T helper). Acredita-se também que odefeito primário ocorra nas células T CD4 que impulsionam as células B auto-antígeno-específicas a produzir anticorpos. Estes defeitos acabam resultando na degradação celular e produção de auto-anticorpos contra vários antígenos nucleares.
O que se sente?
As queixas iniciais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, as quais podem anteceder outras alteraçõespor semanas ou meses. Os pacientes já poderão estar sentindo dor articular ou muscular leve e apresentando manchas vermelhas na pele que passam por urticária.
As alterações mais freqüentes ocorrem na pele e articulações.
Alguns dos problemas mais comuns são:
* Mancha vermelha no rosto (Eritema malar): 95%
* Problemas nas articulações (como Artrites): 90%
* Fotossensibilidade:...
tracking img