lesões do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1838 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 O que é lesão

A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta. Mas infelizmente, para os que treinam arduamente e com uma freqüência acima do limite do corpo, e principalmente os que realizam sem uma preparação correta e específica, fatalmente terão lesões conseqüentes, acompanhadas de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade decontinuar treinando. Alguns indivíduos sofrem lesões mais graves e mais freqüentes do que outros. No entanto, qualquer que seja a intensidade da lesão, é necessária sempre a prevenção.

A lesão é um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores, e treinadores conhecem bem, ou porque já viveram esta experiência ou porque já viram alguém passar por isso. As atividades esportivas dos jovens ecrianças têm se tornado cada vez mais popular. Porém, para evitar o surgimento de lesões é preciso observar alguns critérios, como a adaptação da habilidade do atleta à sua idade e desenvolvimento, a educação dos pais, a prevenção de riscos, e considerar sob um enfoque psicológico a relação entre o esporte desejado e habilidades para praticá-lo.

A prevenção de lesões vai desde a correção deexercícios de alongamento e flexibilidade, a exercícios de fortalecimento do centro do corpo, como por exemplo, o "core training”. No momento em que a lesão não pôde ser evitada, e já há um comprometimento físico, deve-se lançar mão rapidamente da Fisioterapia.

O tratamento fisioterápico tem os seguintes objetivos:

Eliminar a dor;
Recuperar a mobilidade e a estabilidade da área lesionada;Recuperar a flexibilidade e a força muscular;
Planejar o retorno da atividade física específica através de um treinamento proprioceptivo, para ganho de segurança, confiança, força, agilidade e coordenação

Na maioria dos casos, recorrerem a um serviço especializado, pois não se pode esquecer que lesões aparentemente sem importância, quando não tratadas, podem transformar-se em lesões graves.Lesões mais comuns nos esportes

Entorse: é um movimento anormal de uma articulação, além do que os ligamentos podem suportar, resultando em lesões dos ligamentos. É o acidente mais freqüente no meio esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos. O nome mais comum é a "torção".

Contusão: é um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca umacompressão violenta. Pode comprometer a função dos músculos ou tendões, além de causar inflamação local. Pode também ser chamada comumente de "pancada" ou "tostão".

Luxação: sinônimo de "desencaixe". É o deslocamento anormal das superfícies de contato da articulação com os ossos. Às vezes, mais grave do que uma fratura. Normalmente, de forma leiga, esse diagnóstico é apontado como algo simples.Ouve-se, freqüentemente: "é apenas uma luxação". No entanto, a luxação requer cuidados médicos urgentes. Comumente, pode-se dizer que: "Desloquei o ombro".

Fratura: é a perda da continuidade de um osso, que pode apresentar desvio ou não. É a famosa "quebra" do osso. No esporte, os atletas costumam ter fraturas causadas por estresse, ou seja, decorrentes do excesso de atividades. Nesse caso, o ossoracha em dois pedaços e provoca muita dor.

Distensão ou estiramento: ocorre quando as fibras musculares alongam-se além do seu comprimento normal. O músculo distende-se e provoca dor, fisgada e às vezes, incapacidade de contrair normalmente.

Câimbra: é a contração involuntária e dolorosa do músculo. Pode ser provocada por acúmulo de ácido lático ou alteração no metabolismo de algunselementos (sais minerais, potássio, cálcio), entre outras causas. Por exemplo, a famosa "câimbra de nó".

Tendinite: é a inflamação do tendão (cordão ou feixe fibroso localizado na extremidade dos músculos), conseqüência da repetição excessiva de movimentos. Muito comum aos atletas que estressam demais alguma articulação. Pode ser confundida com a bursite, e está presente também na famosa LER...
tracking img