Leroy merlin - tragetória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Empresa

Essa empresa tem sua história iniciada no final da 1ª Guerra Mundial no ano de 1918.
A seguir vamos mostrar de maneira clara e objetiva a trajetória da Leroy Merlin.

A família Leroy iniciou suas atividades com um comércio ambulante na França, vendendo produtos excedentes do exército americano. Em 1923, um dos membros da família, Adolphe Leroy casou-se com Rose Merlin.O casal recém-casado resolveu então abrir um comércio, localizado na pequena cidade de Noeux les Mines, que chamou de “Au Stock Américain”, onde vendiam produtos americanos a preços convidativos. Na França dessa época, tudo o que se referia a produtos americanos causava muita curiosidade entre a população. Pouco tempo depois, fortalecidos e animados pelo grande êxito do negócio, o casal decidecomeçar a vender, a preços acessíveis, produtos de construção e mobiliário. A loja era um verdadeiro sucesso, atraindo a classe trabalhadora da região. Até o final da década novos produtos foram introduzidos na loja fazendo enorme sucesso, especialmente estruturas pré-fabricadas como chalés e garagens.
Por causa da 2ª Guerra Mundial a empresa quase teve seu fim, após o conflito foi reconstruída porAdolphe, com a ajuda de seus dois filhos. E foi nos anos de 1960 que a empresa tem o seu nome mudado para LEROY MERLIN após a abertura de mais duas lojas na cidade costeira de Merlimont (1950) e em Longueau (1958). Acompanhada da mudança do nome foi inovadora quando propôs a entrega gratuita.
Em 1966 foi criada uma loja com sistema de auto-atendimento, nesse novo sistema o cliente realiza suascompras sem a ajuda de um vendedor, a loja localizada na região norte da França, era também a 1ª loja de grande porte com 200 colaboradores, isso porque as demais lojas eram de dimensões menores. Essa loja possuía uma completa linha de produtos para bricolagem (termo usado para designar tudo àquilo que você pode fazer sem a ajuda de um profissional especializado). A partir deste momento a empresaganha força em crescimento nacional e abre mais lojas LEROY MERLIN pelas cidades francesas. Nos anos de 1979 foi assinado um acordo com o Grupo Auchan que mais tarde comprou a empresa em 1981, encerrando a venda de móveis e utensílios de cozinha. Na época cada loja da rede possuía em média mais de 45 mil itens. Foi uma etapa decisiva que levou a LEROY MERLIN a desenvolver novos conceitos de lojas,e se tornar um dos lideres mundiais no setor de renovação da casa.
A LEROY MERLIN também tem negócios no segmento de restaurantes, vestuário, brinquedos e móveis. A Decathlon, que é do ramo de produtos esportivos, também está presente no Brasil. Dentro desse conglomerado está o Grupo Adeo, que integra, além da EROY MERLIN, todas as outras marcas do segmento de Bricolagem ao redor do mundo, comoBricoman, Bricocenter, Weldom, Aki, DomPró e Zódio.
Nos anos de 1989, a LEROY MERLIN começou sua escalada rumo à conquista de novos mercados fora do país, deixando de ser exclusivamente francesa. Depois de inaugurar unidades em países como Espanha em 1989, onde o conceito de suas lojas se tornou um enorme sucesso; Polônia em 1996; e Itália, também em 1996. Nesta época a empresa já possuía mais de90 lojas espalhadas por cinco países. No ano de 2003, a empresa comprou as lojas Obi (França) e Aki (Portugal e Espanha), abrindo suas primeiras lojas na Rússia e na China em 2004, Grécia em 2005, e em Portugal dois anos depois.
Em poucos anos, a LEROY MERLIN tornou-se uma das líderes no setor em que atua, situando-se hoje em 5º lugar no ranking mundial do segmento. Hoje em dia, a LEROY MERLIN,pioneira na área de bricolagem - conjunto de trabalhos manuais ou de artesanato doméstico, que pode ser traduzido pelo conhecido jargão “faça você mesmo” - ajuda cada um de seus clientes a sonhar e a realizar a sua casa. 

LEROY MERLIN no Brasil

A LEROY MERLIN chegou ao Brasil em 1997. A primeira loja da rede no país foi aberta em 1998, em São Paulo, no bairro de Interlagos, zona sul da...