LER

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
LER
O corpo humano é uma máquina complexa, com diversas funções e muitas peças que se encaixam. Em toda máquina, quando se usa uma das peças excessivamente, há um desgaste desta, o que acabará porcomprometer o funcionamento da máquina inteira.
De uma maneira bem prática, é isso que acontece com as pessoas quando se diz estão com LER. O significado da sigla, famosa nos dias de hoje, é Lesão porEsforço Repetitivo. Trata-se de um desgaste em determinada “peça” do corpo, envolvendo lesões musculares e desgaste nasarticulações e nervos, causando dores  e inflamações. A lesão é causada pelarepetição de um mesmo movimento durante longo período de tempo. As profissões mais atacadas são as que é necessário e contínuo o uso do computador, mas outros profissionais também podem sofrer os mesmosdanos dependendo de como se dá a sua atividade profissional: costureiras, motoristas, pianistas, etc.
A doença é conhecida também por outras denominações, como: Síndrome do Túnel doCarpo,Tenosinovites, Lesão Traumática Cumulativa ou Tendinite. LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) é o nome dado asdoenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT. Consiste, portanto, em uma lesão relacionada com a atividade praticada pelapessoa e pode ser considerada uma doença ocupacional. Pode ser causada ou agravada por práticas como postura incorreta, levantamento de pesos que forçam determinada musculatura, sedentarismo, falta dealongamento dos músculos antes da atividade a ser realizada, etc.

É uma doença que se desenvolve lentamente, de uma maneira quase imperceptível, pois não é umdano causado de uma só vez. Este fato é oque mais leva as pessoas a não se prevenirem, pois não a percebem ao longo da vida, mas somente quando já existe um grande comprometimento da área afetada. Muitos precisam pedir licenças no...