Ler e compreender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ler e compreender.
Concepção de leitura
O que ler? Para que ler? Como ler?
A importância do habito da leitura na formação de crianças e jovens para transformá-los em leitores competentes, começapela escola, mas qual é significado da leitura?
O processo da leitura será formado pela concepção de sujeito, língua, texto e sentido adotados.
Foco no autor:
A língua é a representação dopensamento do autor, a leitura é a captação das ideias do autor e suas intenções, o leitor assume um papel passivo como um depósito de informações.
Foco no texto:
A língua é usada como código entre o autore o leitor/ouvinte em que apenas o reconhecimento das palavras e da estrutura do texto é instrumentos de comunicação.
Foco na interação autor-texto-leitor:
A leitura é uma atividade altamentecomplexa de produção de sentidos, passando pela organização do texto, mas levam em conta os saberes do autor e do leitor, tornando o texto um produto único nesta relação.
O leitor como construtor desentido. Utiliza-se de estratégias como seleção, antecipação, interferência e verificação.
O retorno do Patinho Feio, de Marcelo Coelho, publicado na Folhinha da Folha de São Paulo, exemplifica estaconstrução de sentido.
Como o texto do Patinho Feio já é conhecido antecipa-se as hipóteses, desperta sentimentos em relação ao final deste miniconto. Através de conhecimentos anteriores e novasinformações, formulamos perguntas sobre o conteúdo.
Objetivos da leitura:
Para informação, realização de trabalhos acadêmicos, prazer, para consulta, obrigação, etc.
Os objetivos do leitor nortearão o modode leitura e a sua intensidade.
Leitura e produção de sentido:
Na concepção de leitura baseada na interação autor-texto-leitor, além de considerar a materialidade linguística do texto, oconhecimento do leitor é fundamental para a interação com maior ou menor intensidade, durabilidade e qualidade, por isso existe um sentido para o texto e não do sentido do texto.
A leitura e a produção de...
tracking img